APDL e Câmara estudam ferrovia no porto de Viana
05/04/2022 17:13 - Transportes & Negócios

A APDL e a Câmara Municipal vão promover o estudo prévio de uma ligação ferroviária ao porto de Viana do Castelo.

APDL e Câmara estudam ferrovia no porto de Viana

O protocolo a estabelecer entre a autarquia e a administração do porto de Viana do Castelo, prevê que o custo do estudo, fixado num máximo de 40 mil euros (+IVA), seja dividido entre as duas entidades, e estipula a sua elaboração num prazo de seis meses.

Até porque, como justificou o presidente da edilidade na reunião do Executivo camarário que votou, e aprovou, a realização do protocolo com a APDL, “se chegarmos à conclusão que representa um grande investimento, se não for identificado até ao final desde ano, dificilmente será enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e também perdemos o barco do programa Portugal 2030”.

“A Agenda do Mar 2030 identificou a necessidade de realizar um estudo prévio que explore as possibilidades de conexão ferroviária entre o porto de Viana do Castelo e um porto seco, num raio de distância a rondar os 10 quilómetros, num contexto que gerará maior optimização dos grandes investimentos em Viana do Castelo”, recorda a proposta colocada à votação por Luís Nobre.

“Nas oportunidades identificadas incluem-se, eventualmente, elementos-chave das cadeias logísticas e de transporte, tais como acessibilidades ferroviárias, porto seco, polo logístico intermodal, promoção da transição energética rumo à neutralidade carbónica, entreposto aduaneiro, capacidade de acolhimento de carga contentorizada e carga ro-ro”, acrescenta-se no texto”.

“A articulação do porto com a ferrovia foi sempre um ponto muito discutido. Há quem a defenda, há quem seja contra. Uma coisa é certa. Hoje, definir-se a estratégia de um porto entronca com dinâmicas que, no passado, não existiam. Nomeadamente a lógica intermodal. É uma realidade que é preciso aprofundar e é isso que se pretende com este estudo, partilhando os seus custos”, destacou Luís Nobre.

Esta parceria entre a autarquia vianense e a administração portuária não é inédita. Já a construção do acesso rodoviário ao porto de mar, um investimento de 9,5 milhões de euros, foi suportada pelas duas entidades.