Porto de Setúbal: Autoeuropa duplica capacidade ferroviária com comboios de duplo andar
25/10/2021 20:58 - Revista Cargo

A fábrica da VW Autoeuropa, que tem no Porto de Setúbal um elo logístico imprescindível para movimentar e escoar a sua produção, reforçou o transporte de viaturas, através do método ferroviário, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração é assim duplicada a capacidade relativamente aos comboios […] O conteúdo Porto de Setúbal: Autoeuropa duplica capacidade ferroviária com comboios de duplo andar aparece primeiro em Revista Cargo - Transportes e Logística.

Porto de Setúbal: Autoeuropa duplica capacidade ferroviária com comboios de duplo andar

A fábrica da VW Autoeuropa, que tem no Porto de Setúbal um elo logístico imprescindível para movimentar e escoar a sua produção, reforçou o transporte de viaturas, através do método ferroviário, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração é assim duplicada a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

O transporte de carga por ferrovia para o porto sadino, reactivado em Setembro de 2019 (tal como a Revista Cargo aqui noticiou), continua a ter a parceria logística entre a divisão de operações logísticas Volkswagen Konzernlogistik e a empresa RodoCargo.

Esta nova solução, vincou a administração do porto sadino através de um comunicado, «reforça a descarbonização do transporte de mercadorias de e para o Porto de Setúbal, com diminuições substanciais da utilização do transporte rodoviário e, também, neste caso, do número de comboios necessário para suprir as entregas de viaturas para exportação no terminal portuário».

Por sua vez, o porto sadino beneficia deste aporte de sustentabilidade ambiental, em linha com a sua «estratégia de diminuir a dependência de combustíveis fósseis para a sua actividade, mas igualmente, por via do aumento de capacidade de cada comboio, de uma menor pressão sobre o número de manobras necessárias para as movimentações das composições que diariamente entram e saem dos terminais portuários», assinalou a APSS. Recorde-se que a infra-estrutura portuária ocupa a segunda posição nacional na carga movimentada por ferrovia, com 27% do total da carga movimentada anualmente.