CE aprova incentivos à ferrovia em Espanha
21/03/2022 18:31 - Transportes & Negócios
A Comissão Europeia aprovou o esquema de incentivos à transferência de cargas, da rodovia para a ferrovia, proposto por Espanha no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. A proposta espanhola contempla um orçamento de 120 milhões de euros, com os incentivos à ferrovia a vigorarem até 30 de Junho de 2026. Na prática, propõe-se […]

A proposta espanhola contempla um orçamento de 120 milhões de euros, com os incentivos à ferrovia a vigorarem até 30 de Junho de 2026.
Na prática, propõe-se a atribuição de subsídios directos às empresas das cargas para as compensar da diferença de custos entre o transporte rodoviário e o transporte ferroviário, com base nos volumes efectivamente transferidos entre modos e o crescimento do modal shift face ao ano transacto.
O valor do apoio variará ainda em função da performance ambiental das próprias operadoras ferroviárias, para incentivar melhorias também nessa vertente.
A Comissão justificou o ok à proposta espanhola por ser benéfica ao ambiente e à mobilidade, e sublinhou que não distorce a concorrência entre modos uma vez que o apoio é limitado à diferença de preços.