Leixões investirá mais de 5 milhões no terminal ferroviário
31/05/2024 14:17 - Transportes & Negócios
A APDL propõe-se investir mais de cinco milhões de euros na duplicação da capacidade do terminal ferroviário de mercadorias de Leixões. No imediato, arranca um investimento de 400 mil euros. The post Leixões investirá mais de 5 milhões no terminal ferroviário first appeared on Transportes & Negócios.

O terminal ferroviário de mercadorias da APDL vai duplicar a capacidade para a casa dos 156 mil TEU/ano e ficar apto para receber e operar comboios de 750 metros. Para isso, a APDL projecta investir mais de cinco milhões de euros.
Os melhoramentos a realizar incluem a criação de uma rotunda junto ao terminal para segregar do tráfego urbano de Matosinhos o movimento diário de cerca de 400 camiões que ali entregarão/levantarão contentores.
No imediato, a APDL anunciou em comunicado que aumentará a capacidade do terminal dos actuais cerca de 80 mil TEU para perto dos 95 mil TEU/ano.
A intervenção anunciada abrange uma área de cerca de dois mil metros quadrados e inclui a pavimentação de novas áreas para parqueamento dos contentores. Acrescem a reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de novas infra-estruturas de telecomunicações e iluminação.
O investimento previsto para esta fase supera os 400 mil euros e foi candidatado ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade.
“Este projecto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adopção de equipamentos eléctricos para movimentação vertical”, sublinha a administração portuária.