GTS Logistics prepara entrada em Portugal
17/06/2022 16:57 - Transportes & Negócios

O mercado português de transporte ferroviário de mercadorias poderá em breve ter mais um player internaciona, com a chegada da GTS Logistics.

GTS Logistics prepara entrada em Portugal

A italiana GTS Logistics pretende criar a GTS Iberia até ao final do ano para começar a fazer comboios em Espanha e também em Portugal.

Na Península Ibérica, a GTS Logistics terá a sua sede em Tarragona, uma escolha que se justifica, além do mais, por ser a indústria química um dos principais alvos da oferta da operadora ferroviária italiana. O outros sector eleito é a indústria alimentar. Em ambos a operadora tem já clientes de peso.

Mas a nova companhia não pretende focar-se exclusivamente na região de Tarragona, nem mesmo em Espanha. A ideia é retirar camiões da estrada e ir até onde houver negócio, o que inclui Portugal e em particular o Porto, como avançou ao “El Mercantil” o director da companhia para Portugal e Espanha.

Curiosamente, Sergi Gómez Casas chegou a ser director comercial da Ibercargo Rail, a joint-venture a 50-50 criada entre a Takargo e a Comsa para o mercado ibérico.

O agora country manager da GTS Iberia destaca que há ainda muito caminho a fazer para aumentar a quota da ferrovia no transporte de mercadorias, quer dentro da Península, quer nas ligações além-Pirinéus.

A GTS Logistics é uma empresa familiar italiana, com sede em Bari, fundada em 1977. Na área do transporte ferroviário, opera com uma frota própria de 28 locomotivas, vagões e contentores. Ainda há poucos dias, anunciou um investimento de 74 milhões de euros na compra de mais 20 locomotivas Alstom TRAXX DC3-494.