50 anos de Abril: mais 3000 km de auto-estradas, menos 1000 km de ferrovia
24/04/2024 16:09 - Transportes & Negócios

Nos 50 anos de democracia, Portugal ganhou mais de três mil quilómetros de auto-estradas e perdeu mais de mil quilómetros de linhas férreas, concluiu a Pordata. The post 50 anos de Abril: mais 3000 km de auto-estradas, menos 1000 km de ferrovia first appeared on Transportes & Negócios.

50 anos de Abril: mais 3000 km de auto-estradas, menos 1000 km de ferrovia

“Nestes 50 anos, com a adesão à União Europeia, a modernização do país, em termos de transporte, passou por uma aposta nas infra-estruturas rodoviárias: a partir de 1997, acelera-se o crescimento da rede de auto-estradas e, atualmente, há mais km de auto-estradas do que caminhos de ferro”, concluiu a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, no retrato do país intitulado “50 anos de Democracia em números” e publicado hoje, na véspera do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.

Na verdade, no que toca à rodovia, se em 1974 a rede de auto-estradas era praticamente inexistente (apenas 66 quilómetros), 50 anos depois Portugal tem, reconhecidamente, uma das maiores – e melhores – redes europeias.

Na inversa, na ferrovia, Portugal encerrou mais de mil quilómetros de linhas, particularmente no Interior, e a rede que existe só nos últimos anos “acelerou” nas obras (demoradas…) de electrificação e modernização (mitigada). Linhas novas são praticamente inexistentes.

No trabalho da autoria de Ricardo Garcia e Ana Serra, a Pordata ilustra as mudanças ocorridas no país, especialmente em termos de demografia, perfil da população em geral e das famílias em particular, modernização nos transportes, no acesso à saúde e educação, no mundo do trabalho e proteção social, ou nas condições de vida dos portugueses.