Medway favorita na “corrida” à Renfe
24/10/2022 14:31 - Transportes & Negócios

A Medway é apontada como a favorita para ser parceira da Renfe Mercadorias. Na "corrida" estarão também a CMA CGM e a Maersk. 

Medway favorita na “corrida” à Renfe

MSC, CMA CGM e Maersk constituem a short list de candidatos à “privatização” da Renfe Mercadorias, avança a imprensa económica do país vizinho, depois do anúncio oficial de que três candidatos foram seleccionados para as negociações finais com a operadora pública espanhola.

A MSC já opera no mercado ferroviário espanhol através da portuguesa Medway. A CMA CGM detém a Continental Rail. Apenas a Maersk ainda nãpo tem a sua própria operadora no país vizinho.

A Medway é mesmo apontada como a favorita neste processo. Não só por ser já parceira da Renfe, mas também pela dimensão já alcançada, em Espanha e Portugal (a companhia assume-se mesmo como o maior operador privado ibérico). Aliás, o “caso” da Medway, resultado do triunfo da MSC na privatização da CP Carga, tendo subjacente uma estratégia de ligação entre o transporte marítimo e o transporte ferroviário foi, há muito, apontado como um exemplo a seguir pela Renfe.

Ao invés do que aconteceu na CP Carga, no caso da Renfe Mercadorias não está em causa a privatização da operadora, que continuará na esfera da Renfe, mas tão-somente a constituição paritária de uma nova sociedade para operar nos tráfegos multimodais e internacionais.

Ainda assim, parece evidente que uma qualquer aproximação entre a Medway e a Renfe Mercadorias reforçará sobremaneira a posição de liderança de ambas no mercado ibérico.

Mas o processo ainda está longe do final. O último trimestre de 2023 é a data fixada no calendário do governo espanhol e da Renfe.