Medway sai do terminal de Mérida
23/05/2022 14:02 - Transportes & Negócios

A Medway não vai candidatar-se a novo arrendamento da plataforma logística de San Lázaro, em Mérida, avançou o presidente da empresa ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. 

Medway sai do terminal de Mérida

“Definitivamente, não vamos concorrer ao terminal de Mérida da Adif”, afirmou Carlos Vasconcelos, quando questionado sobre o concurso lançado pela gestora da infra-estrutura ferroviária espanhola para novo arrendamento do terminal de San Lázaro.

Desde 2017 que a Medway opera, em parceria com a Renfe Mercancias, o terminal de Mérida. O primeiro comboio realizou-se em Outubro desse ano. Na altura, Carlos Vasconcelos justificou o investimento com “o objectivo (…) de criar uma plataforma para receber e entregar mercadorias, designadamente contentores, que sirvam toda aquela região espanhola, oferecendo ao mercado condições de maior proximidade para facilitar as importações e exportações naquela zona”.

O contrato era válido por cinco anos, com possibilidade de opção por mais dois, opção essa que não foi exercida.

Agora, a Adif propõe-se a plataforma por apenas quatro anos, impondo um valor base de 153 900 euros (contra os 364 632 euros de valor base há cinco anos),

O terminal de San Lázaro, junto à estação ferroviária de Mérida, ocupa uma área de cerca de dois hectares, dispõe de três linhas e tem capacidade para parquear cerca de 400 contentores.

Entretanto, do outro lado da cidade da Extremadura espanhola, já está disponível um outro terminal, de maior capacidade, concessionado à Azvi.