Medway estreia agente único
09/08/2022 15:28 - Transportes & Negócios

A Medway realizou ontem o primeiro comboio no Regime de Circulação em Agente Único, no troço Entroncamento - Gaia, da Linha do Norte.

Medway estreia agente único

O Regime de Circulação em Agente Único permite que os comboios de mercadorias (salvo os que transportem mercadorias perigosas) possam circular apenas com o maquinista a bordo na rede ferroviária nacional habilitada para o efeito.

 

Com a transição para o regime de agente único deixarão de ser necessários os operadores de circulação. A Medway conta nos seus quadros com 113, que serão requalificados como maquinistas, ou para outras funções, garante a operadora.

“A transição para o Regime de Circulação em Agente Único é um passo em frente para a Medway, no que toca à sua produtividade e competitividade. Porém, (…) ao mesmo tempo que damos este passo para um novo regime de circulação, investimos também nos nossos colaboradores, para que possam também eles dar um passo em frente nas suas carreiras”, sublinha Carlos Vasconcelos, presidente da empresa, citado em comunicado.

A nova operação só foi também possível  pelos dois Acordos de Empresa assinados com os sindicatos, dois “excelentes pontos de estabilidade, para que se possa continuar a construir um futuro melhor para a Medway, tornando-nos mais sustentáveis, produtivos e em contextos de sucesso para os colaboradores, para os clientes, e também para a economia nacional”, sublinhou Carlos Vasconcelos.

Nesta estreia os comboios que efectuaram os percursos de ida e volta foram acompanhados por agentes graduados das áreas de Regulamentação e Segurança e/ou Operações, com o objectivo de identificar eventuais aspectos de melhoria.