Medway prepara “Vasco da Gama” para 2023
10/10/2022 12:29 - Transportes & Negócios

O primeiro trimestre de 2023 é a nova data prevista para o arranque da operação do "Vasco da Gama", o serviço entre Portugal e a Alemanha que a Medway se propõe relançar.

Medway prepara “Vasco da Gama” para 2023

Pode ser que à terceira seja de vez. Depois dos anúncios frustrados para 2020 e  2021, a Medway ultima agora os preparativos para lançar um comboio regular de mercadorias entre Portugal e Estugarda, algures no primeiro trimestre de 2023, adiantou Carlos Vasconcelos, CEO da empresa, ao “Eco”.

No essencial, a oferta manter-se-á como já anteriormente anunciado. A Medway assegurará a tracção na Península Ibérica, sendo o restante do percurso feito por um parceiro ainda não nomeado. O comboio transportará contentores e caixas móveis, consoante as necessidades dos clientes e das cargas.

Além de servir a Alemanha, os promotores do “Vasco da Gama” visam também chegar aos mercados do Norte de França, Bélgica e Países Baixos.

Há dez anos, em 2012, chegou a circular um comboio de mercadorias entre Portugal (Pampilhosa) e a Alemanha (Hanôver), numa operação montada pela DB Schenker e alavancada pela Autoeuropa (que, por isso, acabou por dar o nome ao serviço). Mas foi Sol de pouca dura, com os constrangimentos no atravessamento do território francês a inviabilizar as necessárias regularidade e fiabilidade.

O serviço acabou, mas a Autoeuropa manteve-se disponível para apostar mais na ferrovia e ficou a ideia de que, noutras circunstâncias,  o serviço seria viável. A Medway chegou a anunciá-lo para meados de 2020 e para o final de 2021, mas então a pandemia falou mais alto.