Espanha tem plano para duplicar quota da ferrovia
08/06/2022 18:42 - Transportes & Negócios

Espanha quer duplicar a quota do transporte ferroviário de mercadorias até 2030. Para tal dispõe-se a investir mais de oito mil milhões de euros. 

Espanha tem plano para duplicar quota da ferrovia

O governo espanhol acaba de publicar a versão final do Plano Mercancías 30, com que se propõe duplicar a quota do transporte ferroviário de mercadorias, dos actuais menos de 5% para 10% até 2030.

Em termos gerais, o plano prevê investimentos, públicos e privados com apoio público, de mais de oito mil milhões de euros na infra-estrutura ferroviária, em terminais, na gestão da capacidade, em apoios às auto-estradas ferroviárias, à digitalização, etc..

Entre as medidas concretas, algumas das quais já foram anunciadas, contam-se as ajudas aos operadores e carregadores para facilitar a transferência das cargas da rodovia para a ferrovia.

Os operadores ferroviários beneficiarão também de apoios para a adopção do sistema ERTMS, a aquisição de vagões interoperáveis e a compra de locomotivas mais amigas do ambiente.

A redução das taxas de uso pagas pelos operadores de transporte ferroviário de mercadorias ao gestor da infra-estrutura será para manter e alargar a todos os corredores.

Os investimentos anunciados serão financiados pelo “PRR” espanhol e pelo Orçamento de Estado do país vizinho.

Foi em Outubro do ano passado que o governo de Madrid iniciou o processo de auscultação dos representantes dos principais stakeholders do sector, ou nele interessados.