Captrain já pode comprar a Takargo
25/05/2022 16:57 - Transportes & Negócios

As autoridades da Concorrência de Portugal e Espanha deram "luz verde" à compra da portuguesa Takargo pela espanhola Captrain, controlada pela francesa SNCF.

Captrain já pode comprar a Takargo

Primeiro foi a Autoridade da Concorrência a decidir pela não oposição ao negócio, anunciado em Março passado, e que envolve, não apenas a Takargo mas também, indirectamente, a Ibercargo, uma joint-venture a 50-50, detida pela Takargo e pela Captrain.

Agora foi a vez da espanhola Comissão Nacional de Mercados e Concorrência aceitar a compra, por considerar que não representa um risco para a concorrência no mercado de transporte ferroviário de mercadorias.

Apesar da mudança de donos, a Takargo manterá a  equipa de gestão, liderada por Álvaro Fonseca, e bem assim a estratégia de crescimento no mercado nacional e ibérico. Mas agora a tarefa ficará certamente facilitada pela maior disponibilidade de material circulante da Captrain espanhola.

A Takargo foi o primeiro operador privado português de transporte ferroviário de mercadorias, tendo sido criada em 2006. Em 2009 avançou para o mercado ibérico com a criação da Ibercargo (tendo então como parceira a Comsa Rail, entretanto adquirida pela Captrain).

A empresa, até aqui controlada pelo grupo Mota-Engil, realizou no ano passado um volume de negócios de 16 milhões de euros.

A Captrain Espanha é uma filial a 100% da SNCF e integra uma rede de cinco empresas – Captrain France, Deutschland, Italia, España e Railtraxx.