Captrain reforça-se com três Stadler Euro6000
19/01/2022 11:36 - Transportes & Negócios

A Captrain España, parceira da Takargo na Ibercargo, colocou ao serviço as primeiras três locomotivas eléctricas Stadler Euro6000, as mais potentes em circulação na rede convencional ibérica. 

Captrain reforça-se com três Stadler Euro6000

Equipadas com um sistema de alimentação eléctrica multitensão, as novas locomotivas da Captrain podem circular indistintamente na rede espanhola e portuguesa. Pela sua potência, podem facilmente rebocar comboios de mercadorias de 750 metros, mesmo nos traçados com maiores pendentes.

As três novas Stadler Euro6000 fazem parte de um contingente de até 21 locomotivas contratadas com a Alpha Trains (empresa locadora). Para já estão confirmadas 14 máquinas, oito das quais para circularem na rede UIC e seis para a bitola ibérica.

Recorde-se que no último Seminário de Transporte Ferroviário promovido pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Álvaro Fonseca, director-geral da Takargo, já aludiu ao reforço do material circulante da operadora nacional por via do investimento da sua parceira Captrain. Na altura, porém, realçou que a manter-se o problema do sistema de sinalização Convel, as novas locomotivas não poderiam circular em Portugal.  Agora, aparentemente, a questão terá sido ultrapassada.

Em Novembro do ano passado, a Medway formalizou a contratação de 16 locomotivas Stadler da série Euro6000, bitensão e interoperáveis e preparadas para uma futura adaptação à bitola UIC.