PRR espanhol financia entrada da Medway em França
27/02/2023 19:04 - Transportes & Negócios

A Medway está a ultimar a encomenda de oito locomotivas e 350 vagões para poder operar em França, em 2024 ou 2025. O investimento é financiado pelo PRR espanhol, anunciou o director-geral da empresa ao "Negócios". 

PRR espanhol financia entrada da Medway em França

Com as possibilidades de crescer em Portugal limitadas pelas obras do Ferrovia 2020, a Medway volta-se cada vez mais para Espanha e, até, para além-Pirinéus. Para mais, porque beneficia de apoios públicos de Madrid, que por cá escasseiam.

Em entrevista ao “Negócios”, Bruno Silva anunciou um investimento de 45 milhões de euros em 16 locomotivas preparadas para operar indistintamente dos dois lados dos Pirinéus e em 350 vagões, co-financiado pelo Mercancias 30, um plano de Madrid para favorecer o aumento da oferta de transporte ferroviário de mercadorias com dinheiros do PRR.

A oportunidade levou a Medway a antecipar o investimento, que assim se soma aos cerca de 100 milhões de euros aplicados na compra de 16 locomotivas e 113 vagões, anunciada em 2021 e com chegada prevista ainda para este ano.

A operadora aguarda entretanto o desfecho do processo de “privatização” da Renfe Mercancias, que há-de levar à constituição de uma joint-venture a 50-50. O vencedor deverá ser anunciado em meados deste ano.