CP reduz oferta de comboios em hora de ponta na Linha de Cascais
07/03/2025 19:01 - Público

A partir de 23 de Março, vão passar a existir apenas oito comboios por hora durante as horas de ponta na Linha de Cascais. Alteração é temporária, diz empresa.

CP reduz oferta de comboios em hora de ponta na Linha de Cascais

A CP anunciou uma redução no número de comboios em hora de ponta na Linha de Cascais a partir do dia 23 de Março, previsivelmente até ao final do primeiro semestre deste ano.

"Após a reposição do horário na Linha de Cascais, em Dezembro passado, constatam-se dificuldades no cumprimento da expectativa de qualidade do serviço criada junto do cliente. Neste sentido, a CP, em articulação com a IP, reformulou os parâmetros da oferta comercial de modo a atender aos constrangimentos existentes", refere um comunicado enviado às redacções.

De acordo com a empresa, a redução da circulação e consequente maior espaçamento entre comboios vai permitir "um maior aproveitamento dos lugares oferecidos".

Assim, passarão a existir oito comboios por hora durante as horas de ponta (das 7h às 10h e das 17h às 20h), correspondentes a quatro ligações rápidas (Cais do Sodré/Cascais) e outras quatro lentas (Cais do Sodré/Oeiras). As composições, em cada um desses serviços, passam a sair de 15 em 15 minutos, em vez do actual intervalo de 12 minutos.

Trata-se de uma redução de dois comboios por hora face ao que existe hoje e, de acordo com a CP, tem o objectivo de "melhorar a gestão operacional dos meios".

"Esta solução vai melhorar a pontualidade dos comboios e a confiança do cliente no serviço prestado, já que serão minimizados os atrasos e melhorados os índices de fiabilidade", acredita a transportadora, acrescentando que estas alterações à oferta visam "mitigar o impacto causado pelas obras de modernização da linha (...) e pelas obras da Linha Circular" do Metro de Lisboa.