Temporal em Espanha corta autoestradas, paralisa alta velocidade e portos. Há dezenas de desalojados e seis feridos
29/10/2024 21:05 - Sapo Eco

O sudeste de Espanha está a ser atingido por uma vaga de chuvas torrenciais que transbordaram rios e provocaram, consequentemente, inundações em várias regiões, obrigando ao encerramento de dezenas de estradas, escolas, serviços e até à circulação de comboios. No aeroporto de Valência, uma dúzia de voos foram desviados e dez foram cancelados. A Proteção […]

Temporal em Espanha corta autoestradas, paralisa alta velocidade e portos. Há dezenas de desalojados e seis feridos

O sudeste de Espanha está a ser atingido por uma vaga de chuvas torrenciais que transbordaram rios e provocaram, consequentemente, inundações em várias regiões, obrigando ao encerramento de dezenas de estradas, escolas, serviços e até à circulação de comboios. No aeroporto de Valência, uma dúzia de voos foram desviados e dez foram cancelados. A Proteção Civil espanhola já registou centenas ocorrências, entre as quais seis desaparecidos e cerca de 30 desalojados, descreve o El País.

A noite deverá continuar a ser de chuva intensa, segundo as previsões meteorológicas. Valência e Málaga já emitiram alerta vermelho. Em resposta, o Governo espanhol mobilizou a Unidade Militar de Emergência (UME) para a cidade de Utiel, inundada pelo transbordo do rio Magro. Por seu turno, o presidente da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, pediu aos cidadãos que permaneçam em casa e não circulem nas estradas, especialmente os que vivem na província de Valência.

Aqueles que estão perto de leitos de rios ou ravinas devem procurar o ponto mais alto e mais próximo. Vai ser uma noite longa”, cita o El País, as declarações de Mazón.

O ministro dos Transportes recorreu à rede social X para anunciar a suspensão da circulação de comboios na linha de alta velocidade entre Madrid e Valência, e também os comboios com origem e/ou destino a Valência “até que a situação da rede volte ao normal”. Já estradas da região deverão continuar cortadas, incluindo duas autoestradas: a A-3, que liga Madrid a Valência, e a A-7, que percorre toda a costa mediterrânica espanhola.

O Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat emitiu um aviso especial de alerta hidrológico devido ao aumento do caudal do Magro, que pode atingir os mil metros cúbicos por segundo na barragem de Forata, em Valência, em consequência das chuvas acumuladas. O aviso foi notificado a todos os municípios.

Na Andaluzia, a Proteção Civil registou 600 ocorrências. Nesta região, o rio Guadalhorce também transbordou, obrigando uma vez mais ao corte da circulação na linha de alta velocidade que liga Málaga a Madrid. Na mesma cidade onde o rio chegou à linha de caminhos de ferro, a Proteção Civil está a realizar operações de resgate, retirando as pessoas das suas casas onde ficaram isoladas, com recurso a um helicóptero.