Uma estrada cortada devido aos incêndios. Autoestradas e ferrovias sem restrições
19/09/2024 06:54 - Sapo 24

A melhoria da situação operacional já levou à reabertura das estradas, com a exceção de uma na região de Viseu. Com a maioria dos incêndios dominados, em resolução ou em rescaldo, as atenções começam a virar-se para os danos deixados pelas chamas.

Uma estrada cortada devido aos incêndios. Autoestradas e ferrovias sem restrições

Depois de, na quarta-feira, a GNR anunciar a reabertura total das autoestradas, as estradas nacionais também abriram ao trânsito com exceção de uma:

Sete pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, mais de duas dezenas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Coimbra, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e que chegaram a obrigar ao corte de estradas e autoestradas, como a A1, a A25 e a A13.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 100 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 75.000 hectares.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias. O restante território continental continua em alerta.