Fertagus transportou 500 milhões em 25 anos
29/07/2024 18:34 - Transportes & Negócios

O "comboio da ponte" comemora hoje 25 anos. Nesse período a Fertagus transportou quase 500 milhões de passageiros e retirou 80 milhões de automóveis da Ponte 25 de Abril.  The post Fertagus transportou 500 milhões em 25 anos first appeared on Transportes & Negócios.

Fertagus transportou 500 milhões em 25 anos

Há 25 anos que a Fertagus une seis municípios da Margem Sul a Lisboa, através da Ponte 25 de Abril, num percurso de 54 quilómetros, cumprido em 57 minutos. Desde o arranque já foram assim realizados 51 milhões de quilómetros, o equivalente a 1 273 voltas à Terra, com uma pontualidade aos cinco minutos acima dos 96%, reclama a operadora.

A cada dia que passa, são mais de 100 mil os passageiros transportados. No ano passado contaram-se cerca de 27 milhões e já no primeiro semestre deste ano atingiram-se os 14,8 milhões.

Enquanto “transporte público mais rápido e fiável a unir as duas margens do Tejo”, a Fertagus, ao longo de duas décadas e meia retirou da Ponte 25 de abril “mais de 80 milhões de automóveis” e “evitou a emissão de mais de 900 mil toneladas de CO2”.

A empresa, controlada pelo Grupo Barraqueiro, opera 18 unidades quádruplas eléctricas (contratadas à CP), numa rede composta por 14 estações e 16 parques de estacionamento (com um total de mais de sete mil lugares).

“A Fertagus está a comemorar 25 anos de operação entre as duas margens do Tejo e o número de passageiros transportados e a fiabilidade do seu serviço mostram quão importante tem sido para todos aqueles que diariamente escolhem os nossos comboios para atravessar o Tejo”, afirmou a presidente da Fertagus, Cristina Dourado, citada em comunicado.

“Ao longo destas duas décadas e meia, a Fertagus soube sempre inovar tecnologicamente, não só ao nível da bilhética, segurança e a introdução de serviços digitais mas foi também ao encontro das necessidades dos passageiros introduzindo melhorias na operação ferroviária e na oferta disponibilizada”, acrescentou.