Metro do Porto reabre no Hospital de São João
27/01/2022 12:07 - Transportes & Negócios

A Metro do Porto reabrirá amanhã a estação do Hospital de São João, término da Linha Amarela, com uma capacidade acrescida, de 11 para 16 composições/hora.

Metro do Porto reabre no Hospital de São João

Em comunicado, a Metro do Porto dá conta que “a empreitada prosseguirá apenas na envolvente ao canal do Metro, com a conclusão das duas novas lojas Andante, uma no final da linha e outra no Pólo Universitário”.

As obras iniciaram-se em Agosto e deveriam ter terminado em Dezembro, mas prolongaram-se por mais um mês. Durante esse tempo, as composições terminavam o seu serviço comercial na estação IPO ou Pólo Universitário.

Num investimento de três milhões de euros, procedeu-se à instalação de um interface coberto e das já referidas lojas Andante, bem como de uma cafetaria. Em termos técnicos, foi instalada nos carris uma agulha dupla à entrada da estação Hospital de São João, que permitirá aos veículos estacionar em qualquer um dos terminais da estação, potenciando assim o aumento de frequências.

“Para além da significativa melhoria das condições de conforto e de intermodalidade na zona do Hospital e do Pólo da Asprela, a operação regular desta linha poderá progressivamente aumentar dos actuais 11 para uns futuros 16 veículos por hora e sentido”, salienta a Metro do Porto.

Assim, a linha Amarela (D) “ganhará maior capacidade (para servir até cerca de sete mil clientes/hora/sentido) e melhores frequências (podendo ir até intervalos de três minutos e meio entre veículos)”, ao contrário dos actuais seis.

No entanto, a Metro do Porto refere que o aumento de frequências “será efectuado em função das necessidades determinadas pelas retoma da procura, bem como, em termos práticos, pelas condições operacionais associadas ao prolongamento da Linha Amarela a Sul, entre Santo Ovídio e Vila d’Este”, em Vila Nova de Gaia.