Autocarros do Metrobus do Porto atraem cinco
14/03/2023 15:08 - Transportes & Negócios

Há cinco candidatos a fornecer os veículos (e respectivos sistemas de abastecimento) do Metrobus (BRT) do Porto, num negócio avaliado pela Metro do Porto em 23,5 milhões de euro0s.

Autocarros do Metrobus do Porto atraem cinco

A informação foi avançada à “Lusa” por uma fonte oficial da Metro do Porto. Em causa está o fornecimento de 12 autocarros a hidrogénio e das estações de produção, armazenamento e abastecimento de combustível aos veículos do Metrobus.

Os 12 autocarros assegurarão o serviço do Metrobus do Porto, que a partir de Junho do próximo ano ligará a Casa da Música (na zona da Boavista) à Praça do Império (na zona da Foz) e à Anémona (na fronteira entre o Porto e Matosinhos), circulando em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

De acordo com documentos consultados pela “Lusa”, os veículos deverão uma lotação mínima de 130 passageiros (dos quais 35 sentados) e uma autonomia de 350 km a hidrogénio e 50 km em modo eléctrico. A sua vida vida comercial útil deverá ser de, no mínimo, 16 anos.

Para o abastecimento dos veículos, prevê-se o “projecto, fornecimento e colocação em serviço” da “estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT […] e venda a terceiros”, na estação de recolha da STCP da Areosa. Além disso, prevêem-se “instalações de produção fotovoltaica de energia eléctrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde”, nas recolhas da STCP da Areosa, Francos e Via Norte.