Metro do Porto lança compra dos “metrobus”
19/12/2022 19:12 - Transportes & Negócios

Perto de 23,5 milhões de euros é quanto a Metro do Porto se dispõe a pagar pelos autocarros do futuro BRT (Metrobus) da Boavista, incluindo a manutenção e abastecimento. Foi […]

Metro do Porto lança compra dos “metrobus”

Foi hoje publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional promovido pela Metro do Porto para o “Fornecimento e Manutenção de Veículos BRT (Bus Rapid Transit), Infraestruturas de Produção de Hidrogénio Verde e de Energia Elétrica de Fonte Renovável” do Metrobus.

O procedimento tem um preço base de 23,448 milhões de euros e um prazo de execução “inicial sem incluir renovações” de 16 anos. O prazo para apresentação de propostas vai até Fevereiro de 2023.

Os critérios de adjudicação são o preço (ponderação de 45%), a capacidade diária de produção de H2 [hidrogénio] da estação (35%) e as características e performance do veículo BRT (20%, dentro das qual há os subfatores de consumo de hidrogénio [40%] a posição do eixo motor [5%], a potência motriz nominal [10%], o design [40%] e o isolamento das portas [5%]).

Em causa está a operação da linha de BRT Boavista – Império, com ligação à Praça Cidade do Salvador (Rotunda da Anémona), em Matosinhos, um serviço de autocarro a hidrogénio verde que circulará em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

O investimento no BRT é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e chega aos 66 milhões de euros, valores sem IVA.

A operação do BRT estará a cargo da STCP.