De Porto a Ermesinde há comboio a vapor para o Natal
09/12/2022 20:14 - Sapo Eco

O comboio a vapor vai ser posto em marcha em tempo de Natal. A partir de 17 de dezembro, a locomotiva a vapor 186, a mesma que faz o comboio histórico do Douro durante o verão, vai rebocar cinco carruagens entre as estações de Porto-São Bento e de Ermesinde. A iniciativa resulta de uma parceria […]

De Porto a Ermesinde há comboio a vapor para o Natal

O comboio a vapor vai ser posto em marcha em tempo de Natal. A partir de 17 de dezembro, a locomotiva a vapor 186, a mesma que faz o comboio histórico do Douro durante o verão, vai rebocar cinco carruagens entre as estações de Porto-São Bento e de Ermesinde. A iniciativa resulta de uma parceria entre a CP e a câmara de Valongo.

A iniciativa vai decorrer nos dias 17, 18, 23 e 30 de dezembro e nos dias 7 e 8 de janeiro. Por cada dia estão previstas duas circulações em cada sentido: partidas de Porto-São Bento pelas 15h03 e 19h55, com chegada a Ermesinde pelas 15h29 e 20h21, respetivamente; no sentido contrário, a viagem começará em Ermesinde pelas 16h40 e 21h25, com chegada prevista a São Bento pelas 17h18 e 22h09, respetivamente.

Cada bilhete vai custar 10 euros para adultos e 5 euros para crianças. Além de uma viagem de ida no comboio a vapor, o ingresso também vai permitir aos passageiros circularem todo o dia na rede de comboios suburbanos do Grande Porto da CP: Linha de Aveiro. Linha de Braga, Linha do Marco de Canaveses e Linha de Guimarães.

Locomotiva 186 da CP é usada no comboio histórico do Douro durante o verão.

Os ingressos poderão ser comprados em qualquer bilheteira da CP a partir deste sábado e apenas haverá 250 lugares por cada circulação – recomenda-se a compra antecipada de bilhete.

“Com esta iniciativa, as famílias com menos recursos poderão ter a experiência do comboio a vapor e podemos atrair para este meio de transporte pessoas que habitualmente não andam de comboio”, assinala ao Local Online a vice-presidente da CP, Isabel Ribeiro.

A bordo, haverá animação de um grupo de teatro local e a distribuição de doces típicos da região.

Para que este comboio possa circular foi necessário pedir uma autorização especial junto da Infraestruturas de Portugal, dado que o troço entre Porto e Ermesinde é um dos mais congestionados da rede ferroviária nacional. Além disso, a locomotiva a vapor não está dotada de sistemas de segurança modernos, o que obriga a cuidados redobrados.

A circulação do comboio do Natal é uma evolução da exibição da locomotiva a vapor 186, que decorreu no Natal de 2021, nas estações de São Bento e de Campanhã. Também no último Natal, na estação de Lisboa-Rossio, foi mostrada uma das automotoras que fez a estreia da eletrificação da Linha de Sintra, na década de 1960.