Ministro garante seneamento da CP e Ferrovia 2020
07/11/2022 18:29 - Transportes & Negócios

O saneamento da dívida da CP vai ser feito e nenhuma obra do Ferrovia 2020 ficará por fazer, garantiu o ministro das Infraestruturas, no Parlamento.

Ministro garante seneamento da CP e Ferrovia 2020

Pedro Nuno Santos garantiu que o saneamento financeiro da CP será feito para que a empresa possa contratar os comboios de Alta Velocidade, numa operação que não aumentará a dívida pública.

“Está previsto o saneamento financeiro da CP” e “ele vai ser feito”, afirmou o ministro, ouvido hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

O que se está a fazer, precisou, é uma “operação contabilística que permite retirar à CP este peso enorme do balanço e dar-lhe condições para que possa fazer a contratação dos comboios para a Alta Velocidade”, uma vez que as regras não permitem que a compra seja financiada pelo Orçamento do Estado ou através de fundos comunitários.

Pedro Nuno Santos respondia a uma questão do deputado do PSD António Topa Gomes, que quis saber se o saneamento da CP estava efectivamente previsto porque a “nota” que vê no OE2023 “não é um orçamento mas um oramento”.

“Deduzo que o ministro vai ao oráculo Fernando Medina e faz uma oração a ver se o dinheiro vem”, ironizou o deputado social-democrata.

No relatório que acompanha a proposta do OE refere-se que a CP prevê “o lançamento, em 2023, de concurso para a aquisição de 12 comboios de Alta Velocidade no valor de 336 milhões de euros”, detalhando que “este investimento deverá ser feito com fundos próprios da empresa, viabilizado pelo saneamento da dívida histórica da mesma”.