Costuma apanhar a Fertagus? Greve da IP prevê perturbações na circulação dos comboios
03/04/2023 10:13 - NIT
Quem recorre aos transportes públicos para se deslocar terá de se armar de paciência durante este mês de abril — e não falamos apenas dos utilizadores da CP ou da Carris. Os sindicatos Sintap e Sinafe também anunciaram uma greve de 24 horas na Infraestruturas de Portugal (IP) para 6 de abril, quinta-feira. Considerando que … Continued O conteúdo Costuma apanhar a Fertagus? Greve da IP prevê perturbações na circulação dos comboios aparece primeiro em NiT.

Quem recorre aos transportes públicos para se deslocar terá de se armar de paciência durante este mês de abril — e não falamos apenas dos utilizadores da CP ou da Carris. Os sindicatos Sintap e Sinafe também anunciaram uma greve de 24 horas na Infraestruturas de Portugal (IP) para 6 de abril, quinta-feira.
Considerando que a IP é a gestora da rede ferroviária nacional, a greve deverá levar ao cancelamento de comboios não só da CP, como também da Fertagus, programados para a véspera do feriado. “Face à greve anunciada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores da IP, entre a meia-noite e as 24 horas do dia 6 de abril, poderão ocorrer perturbações na circulação de comboios da Fertagus”, refere a empresa, que costuma colocar no site os horários previstos para os dias de greve.
O Sintap ‒ Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, e o Sinafe ‒ Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins, revelaram que, “depois da jornada de luta dos passados dias 28 de fevereiro e 2 de março, os trabalhadores esperavam que a Infraestruturas de Portugal e os ministros que a tutelam encontrassem algum tempo nas suas agendas para [os] receberem”. Quase um mês depois, não houve “qualquer resposta e os problemas que afetam os trabalhadores não só se mantêm como se avolumam”. O silêncio da empresa obrigou os trabalhadores a regressaram à greve e irão voltar a “parar a IP por 24 horas”.
Até esta terça-feira, 4 de abril, os trabalhadores da IP também farão greve entre a meia-noite e as duas horas da manhã. Até ao final do mês, tanto os funcionários da IP como da CP irão fazer greve à oitava hora de serviço.