Costuma apanhar a Fertagus? Greve da IP prevê perturbações na circulação dos comboios
03/04/2023 10:13 - NIT

Quem recorre aos transportes públicos para se deslocar terá de se armar de paciência durante este mês de abril — e não falamos apenas dos utilizadores da CP ou da Carris. Os sindicatos Sintap e Sinafe também anunciaram uma greve de 24 horas na Infraestruturas de Portugal (IP) para 6 de abril, quinta-feira.  Considerando que … Continued O conteúdo Costuma apanhar a Fertagus? Greve da IP prevê perturbações na circulação dos comboios aparece primeiro em NiT.

Costuma apanhar a Fertagus? Greve da IP prevê perturbações na circulação dos comboios

Quem recorre aos transportes públicos para se deslocar terá de se armar de paciência durante este mês de abril — e não falamos apenas dos utilizadores da CP ou da Carris. Os sindicatos Sintap e Sinafe também anunciaram uma greve de 24 horas na Infraestruturas de Portugal (IP) para 6 de abril, quinta-feira. 

Considerando que a IP é a gestora da rede ferroviária nacional, a greve deverá levar ao cancelamento de comboios não só da CP, como também da Fertagus, programados para a véspera do feriado. “Face à greve anunciada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores da IP, entre a meia-noite e as 24 horas do dia 6 de abril, poderão ocorrer perturbações na circulação de comboios da Fertagus”, refere a empresa, que costuma colocar no site os horários previstos para os dias de greve.

O Sintap ‒ Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, e o Sinafe ‒ Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins, revelaram que, “depois da jornada de luta dos passados dias 28 de fevereiro e 2 de março, os trabalhadores esperavam que a Infraestruturas de Portugal e os ministros que a tutelam encontrassem algum tempo nas suas agendas para [os] receberem”. Quase um mês depois, não houve “qualquer resposta e os problemas que afetam os trabalhadores não só se mantêm como se avolumam”. O silêncio da empresa obrigou os trabalhadores a regressaram à greve e irão voltar a “parar a IP por 24 horas”.

Até esta terça-feira, 4 de abril, os trabalhadores da IP também farão greve entre a meia-noite e as duas horas da manhã. Até ao final do mês, tanto os funcionários da IP como da CP irão fazer greve à oitava hora de serviço.