Medway: terminal de Lousado “abre” em 2023
19/01/2022 12:48 - Transportes & Negócios

O terminal da Medway em Lousado deverá começar a ser construído no início do segundo semestre e iniciar as operações no arranque de 2023. 

Medway: terminal de Lousado “abre” em 2023

Mais tarde que o inicialmente previsto, por causa da pandemia e da complexidade do processo, o terminal ferroviário de mercadorias da Medway em Lousado, Famalicão, que será o maior da Península Ibérica, está prestes a sair do papel para o terreno.

O contrato para a urbanização da futura Unidade de Execução da Área de Acolhimento Empresarial de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, onde se integrará o terminal, foi já assinado, prevendo-se agora que as obras do complexo arranquem no início do segundo semestre.

O novo terminal, cujo investimento previsto praticamente duplicou para 63 milhões de euros, terá uma área de 220 mil metros quadrados e disporá de quatro linhas férreas de 750 metros. A sua capacidade será de 11 mil TEU

O terminal ocupará uma área de 22 hectares e disporá de quatro linhas de 750 metros, um parque com capacidade para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.

Quando totalmente operacional, o terminal poderá movimentar 500 mil TEU/ano, resultado da realização de 12-14 comboios/dia, assim a capacidade da Linha do Minho, no troço de aproximação ao Porto, o permita.