Expansão da linha vermelha prevê que metro atravesse um prédio em Alcântara
24/04/2022 15:16 - NIT

As obras da controversa linha circular do metro de Lisboa já arrancaram. A expansão da linha vermelha, que irá ligar São Sebastião a Alcântara, é outro dos troços já pensados. Esta semana, o Estudo de Impacto Ambiental deste projeto ficou disponível em consulta pública. O documento conta com mais de 750 páginas. Nele lê-se que … Continued O conteúdo Expansão da linha vermelha prevê que metro atravesse um prédio em Alcântara aparece primeiro em NiT.

Expansão da linha vermelha prevê que metro atravesse um prédio em Alcântara

As obras da controversa linha circular do metro de Lisboa já arrancaram. A expansão da linha vermelha, que irá ligar São Sebastião a Alcântara, é outro dos troços já pensados. Esta semana, o Estudo de Impacto Ambiental deste projeto ficou disponível em consulta pública. O documento conta com mais de 750 páginas. Nele lê-se que existem prédios que têm de ser demolidos. Mais caricato é um edifício que será atravessado pela linha do metro, mas irá manter a fachada principal.

Em causa está um viaduto que terá de ser construído depois do Largo das Necessidades, após a Avenida Infante Santo. Esta última parte do troço será feita por cima e não debaixo do solo. 

“As paredes exteriores do edifício serão reconstruídas, deixando o seu interior vazio e prevendo o negativo do viaduto. Serão ainda conservadas as características originais da fachada principal”, lê-se no documento.

“O viaduto será uma estrutura metálica ligeira em treliça, com uma laje de betão sobre a qual os carris assentam. No troço entre o Baluarte e o edifício intercetado será necessário garantir o isolamento acústico devido à proximidade às habitações envolventes”, continua.

O objetivo passa por trazer uma estrutura que interfira o menos possível com a paisagem urbana da cidade. “Uma vez que passará a fazer parte da paisagem urbana, pretende-se que o viaduto seja o mais transparente possível de forma a não introduzir mais informação e ruído ao contexto urbano.”

Estudo de Impacto Ambiental prevê ainda a demolição de vários edifícios ao longo do percurso desta nova extensão do metro de Lisboa. A linha vermelha irá assim contar com quatro novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

As obras estão previstas no Plano de Recuperação e Resiliência e a previsão é que estejam concluídas entre 2025 e 2026. O valor total previsto para o investimento desta expensão são 304 milhões de euros.