Espanha apoia operadores ferroviários de mercadorias
01/04/2022 14:56 - Transportes & Negócios

Os operadores de transporte ferroviário de mercadorias privados vão receber ajudas do Estado em Espanha pelo aumento da factura energética.

Espanha apoia operadores ferroviários de mercadorias

No âmbito do mega-plano de acção para conter os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucânia na economia, o governo espanhol anunciou ajudas   aos transportadores ferroviários de mercadorias privados que operam no país.

Os transportadores que operem com locomotivas diesel receberão uma compensação directa de 15 mil euros por locomotiva, até um máximo de 400 mil euros/empresa, de acordo com o Real Decreto ontem publicado no Boletim Oficial do Estado.

O valor global disponível para este apoio pela alta do preço do gasóleo é de 1,8 milhões de euros. Os operadores têm 30 dias para se candidatarem. O apoio devido ser-lhes-á pago de uma só vez.

Ao mesmo tempo, e pensando nos operadores que usem tracção eléctrica, o governo de Madrid decidiu compensar a Adif pelo sobrecusto do preço da energia eléctrica, com a gestora da infra-estrutura a passar essa compensação para os operadores, na proporção dos seus consumos, na factura que lhes emite mensalmente.

O cálculo do sobrecusto é feito mensalmente, comparando o preço médio da energia no final de 2021 com o preço médio mensal em 2022. A compensação aos operadores será aplicada mensalmente, até um máximo mensal de dois milhões de euros por operador. Esta medida é para vigorar entre 1 de Abril e 30 de Junho., O orçamento disponível é de três milhões de euros.

O governo espanhol está, desde logo, preocupado com o possível abandono de operadores privados do mercado de transporte ferroviário de mercadorias, por causa do agravamento dos custos operacionais, mas também com o desinteresse de potenciais novos players, pelos mesmo motivos.