A viagem de comboio que tem mesmo de fazer em 2022, segundo o “The Lonely Planet”
28/03/2022 16:06 - NIT

Geralmente não é a primeira escolha de quem tenciona fazer uma viagem, mas nenhum meio de transporte oferece a experiência que um comboio pode proporcionar. Movem-se a uma velocidade que permite apreciar a paisagem, e costumam atravessar regiões que vale a pena admirar. Esta combinação acaba por oferecer percursos únicos, com caraterísticas que nunca poderia … Continued O conteúdo A viagem de comboio que tem mesmo de fazer em 2022, segundo o “The Lonely Planet” aparece primeiro em NiT.

A viagem de comboio que tem mesmo de fazer em 2022, segundo o “The Lonely Planet”

Geralmente não é a primeira escolha de quem tenciona fazer uma viagem, mas nenhum meio de transporte oferece a experiência que um comboio pode proporcionar. Movem-se a uma velocidade que permite apreciar a paisagem, e costumam atravessar regiões que vale a pena admirar. Esta combinação acaba por oferecer percursos únicos, com caraterísticas que nunca poderia encontrar se os mesmo fossem feitos de carro ou avião.

Com a preocupação ecológica a ganhar cada vez mais força no momento de decidir a próxima viagem, os comboios também são uma boa alternativa porque poluem menos. O “The Lonely Planet” está, como não podia deixar de ser, atento a esta tendência crescente e lançou uma lista com as rotas ferroviárias mais cénicas para experimentar em 2022.

O primeiro lugar deste ranking foi para um percurso na Noruega que liga Dombås a Åndalsnes. Trata-se de uma viagem de 1 hora e 35 minutos que percorre 114 quilómetros, maioritariamente entre o caminho estreito do vale Romsdalen que se estende por 60 quilómetros (mais de metade da viagem).

Ao longo deste vale é possível encontrarmos várias montanhas, onde as práticas de escalada e paraquedismo são comuns — esta última acabou por ser proibido devida aos acidentes frequentes. Ao longo desta pitoresca viagem avistará quatro cascatas que fluem das faces rochosas e desaguam no rio Rauma que flui pela região.

As aldeias de Bjorli e Lesja são outros dos pontos de interesse da viagem. Ambas são conhecidas pelo inverno frio e cheio de neve. A estância de ski de Bjorli (uma das estações onde o pára o comboio) é, habitualmente, um dos primeiros resorts a abrir no outono.

Diariamente, partem quatro comboios de Åndalsnes rumo a Dombås: às 7 horas, 9h15, 14h21, 16h20. Para abril, os preços dos bilhetes começam nos 21€.

Curiosamente, para chegar a Åndalsnes tem de apanhar o comboio que parte de Dombås. Para aqui chegar, pode embarcar num voo a partir do aeroporto de Oslo. Também para abril, encontra viagens desde 197€ rumo à capital norueguesa, com paragem em Madrid.

Carregue na galeria para descobrir o ranking das 10 melhores viagens de comboio para fazer o 2022, segundo o “The Lonely Planet”.