Concurso da CP atrai gigantes da indústria
21/02/2022 13:00 - Transportes & Negócios

O concurso para  o fornecimento de 117 comboios (que podem chegar a 153) à CP, o maior da história de transportadora, atraiu seis candidatos entre os gigantes da indústria. 

Concurso da CP atrai gigantes da indústria

Stadler, CAF, Talgo e Siemens, Alstom e DST, Hitachi Rail e CRRC Tangshan apresentaram propostas para o concurso de 819 milhões de euros, lançado em meados do ano passado, avançou o “Dinheiro Vivo”, citando fonte da operadora ferroviária.

A Stadler, recorde-se, ganhou o último concurso da CP, para o fornecimento de 22 comboios regionais. A CRRC está a fabricar 18 composições para o Metro do Porto. Quase todos os demais fabricantes têm presença em Portugal. E nota-se a participação da portuguesa da DST num dos consórcios, a mesma DST que é a única candidata à reprivatização da Efacec.

O concurso contempla o fornecimento de 117 unidades automotoras eléctricas: 62 destinadas aos serviços de Lisboa e Porto (com destaque para a Linha de Cascais, que verá o seu parque de material circulante integralmente renovado) e as restantes para operarem os serviços regionais.

O Plano de Investimento em Material Circulante Ferroviário da CP prevê ainda a possibilidade de uma opção por mais 36 unidades, todas destinadas aos serviços urbanos, mas esse negócio só será decidido depois de 2026.

O concurso em jogo implica também a construção de uma oficina de manutenção de material circulante em Guifões. Um investimento que poderá/deverá contemplar o fabrico / montagem das novas composições.

Com o Governo apostado no “comboio português”, a incorporação nacional será uma mais-valia, valendo uma bonificação máxima de 15 pontos, que pode fazer toda a diferença no momento de escalonar as propostas concorrentes.

O vencedor do concurso deverá ser conhecido no final do ano corrente. Se tudo correr dentro dos prazos…