Barraqueiro vira-se para os comboios de alta velocidade
22/12/2021 17:58 - Expresso
A ideia continua a ser oferecer comboios com origem e destino a Braga, Porto, Lisboa e Faro, mas agora com os olhos postos nos comboios mais rápidos para poder aproveitar a nova linha entre o Porto e Lisboa que o Governo anunciou que será construída

O grupo Barraqueiro mantém a intenção de fazer ligações de comboio entre algumas das principais cidades portuguesas, mas já só em 2025 e com comboios mais rápidos do que inicialmente previsto. A alteração de estratégia prende-se com a garantia dada pelo Governo de que a nova linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto será uma realidade.
A ideia inicial era fazer a exploração das atuais linhas do Norte e do Sul já em 2023, operando entre Braga e Faro e concorrendo assim com a CP. Agora o plano é passar a explorar o mesmo percurso mas usando a nova linha entre as duas principais cidades do país, que vai permitir velocidades superiores a 300 km por hora.
Só que, para o fazer, a empresa do grupo Barraqueiro precisa de ter comboios diferentes dos que inicialmente previra comprar. Ainda assim o investimento continua, nesta primeira fase, a estar estimado entre os 250 milhões e os 300 milhões de euros. Fonte do grupo Barraqueiro explica que não fazia sentido estar a investir em comboios que só chegam a uma velocidade de 190 km por hora quando há a perspetiva de haver uma linha onde é possível andar a 330 km por hora, caso o novo governo que sair das eleições de 30 de janeiro mantenha a aposta na ferrovia - e na nova linha Porto-Lisboa em particular - que o atual tem manifestado.
A B-Rail - Mobilidade Ferroviária, empresa da Barraqueiro criada para este projeto, apresentou no final de novembro uma notificação à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) dando conta da alteração da estratégia, onde a diferença agora é no tipo de comboios que pretende comprar. São comboios aptos para velocidades de 330 km/h, com capacidade para 434 lugares. A B-Rail estima comprar sete do modelo TREN AVRIL do fabricante TALGO, com uma potência de 7560 cv e 87 toneladas de peso em serviço.
De acordo com a notificação enviada à AMT, a partir de 2025, e durante um período mínimo de exploração de 27 anos, a B-Rail quer passar a ter 24 ligações entre algumas das principais cidades portuguesas, com o primeiro comboio a ser operado a partir do Porto a sair às 5h40 e o último às 20h40. E a partir de Lisboa o primeiro sai às 6h09 e o último às 19h09. Pelo meio há também comboios com partida e chegada às cidades de Faro e Braga. Os horários são indicativos atendendo a que dependem da disponibilização pela Infraestruturas de Portugal dos canais horários para 2025.
O grupo Barraqueiro é detido em 68,5% pelo empresário Humberto Pedrosa e em 31,5% pela britânica Arriva (que foi comprada em 2010 pela alemã Deutsche Bahn).