Barraqueiro aponta à Alta Velocidade em 2025
22/12/2021 16:04 - Transportes & Negócios
A B-Rail, do Grupo Barraqueiro, optou por adiar a entrada no transporte ferroviário de passageiros nacional e fazê-lo já com uma oferta de Alta Velocidade.

De acordo com o “Jornal de Negócios”, a B-Rail terá apresentado em Novembro um novo projecto à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), substituindo o anunciado em Abril passado.
Agora, a operadora ferroviária do Grupo Barraqueiro propõe-se operar serviços de Alta Velocidade entre Braga e Faro, incluindo Lisboa e Porto, a partir de 1 de Janeiro de 2025, recorrendo a sete automotoras e 63 carruagens capazes de circular a 330 km/hora.
A oferta proposta consistirá em 12 circulações diárias em cada sentido (e com origens e destinos variáveis), com cada composição a poder transportar 434 passageiros. O material circulante a utilizar não é especificado, mas a proposta entregue na AMT cita o exemplo dos Talgo Avril, com um valor unitário de cerca de 25-30 milhões de euros.
Em Abril, recorde-se, a B-Rail propunha-se iniciar as operações já a 1 de Janeiro de 2023, com uma oferta diária de 22 serviços nos dois sentidos, assegurados por comboios compostos por nove locomotivas da série 5600 da Siemens e 64 carruagens. Cada composição teria uma lotação de 315-360 lugares.
Se em Abril o prazo mínimo requerido para a exploração do serviço era de 20 anis, agora é de 27 anos.
O avança da nova linha de Alta Velocidade no eixo Norte-Sul terá sido determinante para a redefinição da estratégia da empresa de Humberto Pedrosa.