Metro do Porto recebeu primeiro veículo chinês
27/12/2022 16:42 - Transportes & Negócios
Um ano mais tarde que o previsto, a Metro do Porto recebeu o primeiro dos 18 dos veículos encomendados à chinesa CRRC Tangshan.

“Após um longo percurso, que envolveu viagens por terra e por mar, desde a China até Matosinhos, passando pelo porto de Tarragona, na Catalunha, e mesmo em cima do Natal, o primeiro dos 18 novos veículos CT [abreviatura de CRRC Tram] do Metro do Porto deu finalmente entrada no Parque de Material e Oficinas (PMO) em Guifões”, pode ler-se num comunicado emitido pela operadora.
De acordo com a Metro do Porto, o veículo “será agora sujeito a um conjunto de operações preparatórias e uma longa e exaustiva bateria de testes antes de entrar em circulação na rede”.
A entrega do primeiro veículo encomendado à CRRC Tangshan no último trimestre do ano já estava prevista no Plano de Atividades e Orçamento (PAO) da Metro do Porto para 2022.
“As restantes 17 composições chegarão faseadamente ao longo do ano de 2023, oferecendo assim um reforço importante à frota do Metro, que passará das actuais 102 para 120 composições”, pode ler-se no comunicado da empresa presidida por Tiago Braga.
Os 18 novos veículos contratados à CRRC Tangshan representam um investimento de 49,6 milhões de euros.
Os novos veículos têm uma velocidade máxima de circulação de 80 km/h e capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados, e possuem sete portas duplas de cada lado, algo que, segundo a Metro do Porto, constitui “um grande avanço” face às seis portas do Eurotram (o primeiro veículo a chegar ao Porto em Maio de 2001) e as quatro portas de cada lado do Tram-train (que opera desde 2010 nas Linhas Vermelha e Verde).«
O contrato, assinado em Janeiro de 2020, inclui serviços de manutenção durante cinco anos, referiu a CRRC Tangshan.