Transfesa lançou um novo serviço ferroviário ligando o Porto de Alicante ao Reino Unido
16/11/2021 15:35 - Revista Cargo

A Autoridade Portuária de Alicante apresentou um novo serviço ferroviário que ligará Alicante, em Espanha, ao Reino Unido, a cargo da Transfesa. Trata-se de uma ligação que é lançada num momento logístico crucial, dando resposta aos actuais problemas de abastecimento, devido, sobretudo, a uma latente – mas cada vez mais grave – escassez de motoristas […] O conteúdo Transfesa lançou um novo serviço ferroviário ligando o Porto de Alicante ao Reino Unido aparece primeiro em Revista Cargo - Transportes e Logística.

Transfesa lançou um novo serviço ferroviário ligando o Porto de Alicante ao Reino Unido

A Autoridade Portuária de Alicante apresentou um novo serviço ferroviário que ligará Alicante, em Espanha, ao Reino Unido, a cargo da Transfesa. Trata-se de uma ligação que é lançada num momento logístico crucial, dando resposta aos actuais problemas de abastecimento, devido, sobretudo, a uma latente – mas cada vez mais grave – escassez de motoristas e à necessidade de oferecer alternativas de transporte sustentáveis ​​e competitivas.

«Este compromisso com o comboio é o melhor exemplo», começou por declarar Carlos Eleno, director da Autoridade Portuária de Alicante, elogiando o potencial ecológico do serviço, aliado à aposta nas virtudes logísticos do Corredor do Mediterrâneo. «O sector privado já deu o primeiro passo, mas agora mais do que nunca precisamos que as administrações públicas acelerem e concluam as acções pendentes no corredor o mais rápido possível: terceira linha, ramais, electrificação do ramal ao porto, etc», declarou Carlos Eleno, durante a apresentação do serviço.

O director da Divisão de Transporte Logístico da Transfesa, Samuel Nevado, também discursou, dando ênfase ao fomento das soluções ferroviárias: «Se os benefícios da ferrovia fossem mais conhecidos, muitas mais empresas carregariam suas cargas através do comboio. A transferência de carga para o comboio deve ser promovida em todas as áreas, pois emite 80% menos CO2 do que o seu equivalente por camião», vincou.

TransfesaTrata-se de «um complemento perfeito para as empresas exportadoras e importadoras que actualmente operam entre o sudeste da Espanha e o Reino Unido», declarou o Director dos Terminais Marítimos do Sudeste de Alicante, Jesús Aznar, frisando que, nos tempos que correm, são essenciais «soluções estáveis ​​de transporte» que permitam enfrentar os congestionamentos e as disrupções nas cadeias de abastecimento.

Durante o evento, foram divulgados mais detalhes sobre a nova conexão que amplia ainda mais o peso da ferrovia na cadeia logística de Alicante e da região de Valência, uma área estratégica para a exportação de produtos para toda a Europa. Numa primeira fase, o comboio terá uma cadência semanal, carregando cerca de 90% de produtos refrigerados e 10% de carga seca. O objectivo final, explicaram os responsáveis durante a apresentação, passa por aumentar as frequências para o Reino Unido e também lançar ligações ferroviárias para o Benelux e Alemanha.