Thales moderniza a ferrovia lusa com os mais recentes Sistemas de Sinalização Electrónica
21/10/2021 18:46 - Revista Cargo

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou à empresa Thales (presente em Portugal desde 1990), três novos contratos que visam a modernização dos sistemas de sinalização da Linha de Cascais, Linha do Oeste e da Estação de Santa Apolónia, na região de Lisboa. Estes contratos, defende a líder global em tecnologias avançadas, através de um comunicado, […] O conteúdo Thales moderniza a ferrovia lusa com os mais recentes Sistemas de Sinalização Electrónica aparece primeiro em Revista Cargo - Transportes e Logística.

Thales moderniza a ferrovia lusa com os mais recentes Sistemas de Sinalização Electrónica

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou à empresa Thales (presente em Portugal desde 1990), três novos contratos que visam a modernização dos sistemas de sinalização da Linha de Cascais, Linha do Oeste e da Estação de Santa Apolónia, na região de Lisboa.

IP ferroviaEstes contratos, defende a líder global em tecnologias avançadas, através de um comunicado, contribuirão para «alavancar a ambição do cliente», optimizando a capacidade ferroviária nestes troços e maximizando a disponibilidade e segurança da infra-estrutura, através da introdução de novas tecnologias e da integração no Centro de Controlo Operacional de Lisboa (projetado e construído pela Thales).

A adjudicação destes novos contratos (modernização dos sistemas de sinalização da Linha de Cascais, Linha do Oeste, entre as estações de Meleças e Caldas da Rainha e da Estação de Santa Apolónia, na região de Lisboa) visando a Trata-se assim de um «passo importante» na modernização da ferrovia portuguesa, considera a empresa. Cascais é uma das linhas mais importantes da área metropolitana de Lisboa, desempenhando um papel essencial na mobilidade, uma vez que serve uma zona urbana de grande densidade bem como uma zona turística de extrema importância. Por outro lado, Santa Apolónia é uma das principais estações centrais de Lisboa, e um dos pontos mais relevantes da ferrovia lusa.

O âmbito destes três contratos, inclui o fornecimento do novo sistema electrónico de encravamento PIPC G3 (3ª Geração), o sistema ETCS L2 na Linha de Cascais, de um novo sistema de detecção de comboios (circuitos de via), motores de agulha, passagens de nível e sistema de alimentação,
em linha com as soluções já implementadas na rede portuguesa, pela Thales. A Thales, será responsável pelo projecto, validação, fornecimento, instalação, testes e colocação ao serviço, segurança, obras e também por 10 anos de manutenção.

Recorde-se que a empresa Thales é uma líder global em tecnologias avançadas, que investe em inovações digitais e deep tech – conectividade, big data, inteligência artificial, ciber-segurança e computação quântica.

Foto: Nuno Mourão