CP enfrenta nova greve ao trabalho extraordinário em julho
14/06/2022 10:32 - Sapo Eco

A CP arrisca enfrentar o segundo mês consecutivo de perturbações na circulação de comboios. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário entregou um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre 1 e 31 de julho. A confirmar-se, a paralisação sucede à greve ao trabalho extraordinário convocado pelo mesmo sindicato afeto à CGTP e que […]

CP enfrenta nova greve ao trabalho extraordinário em julho

A CP arrisca enfrentar o segundo mês consecutivo de perturbações na circulação de comboios. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário entregou um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre 1 e 31 de julho.

A confirmar-se, a paralisação sucede à greve ao trabalho extraordinário convocado pelo mesmo sindicato afeto à CGTP e que está em vigor desde 3 de junho.

Os trabalhadores exigem aumentos salariais imediatos e em linha com a taxa de inflação dos últimos meses – acima dos 0,9% aplicados logo no início do ano. Os funcionários também exigem a integração nos quadros de trabalhadores a prazo.

A paralisação afeta o trabalho extraordinário, a partir da oitava hora de serviço e ao trabalho em dia de descanso.

A greve poderá afetar a circulação de comboios na CP: em 2021, as horas extraordinárias corresponderam a 10,3% do trabalho da empresa. Na área operacional e comercial, ligada aos maquinistas e revisores, a taxa foi de 14,2%.