Stellantis vai usar a estação de Mangualde
16/07/2024 11:31 - Transportes & Negócios

A Stellantis vai usar a renovada estação de Mangualde para escoar por comboio os veículos produzidos em Mangualde para os portos de Leixões e Vigo.  The post Stellantis vai usar a estação de Mangualde first appeared on Transportes & Negócios.

Stellantis vai usar a estação de Mangualde

A Stellantis Mangualde não terá um ramal ferroviário dedicado, mas nem por isso deixará de apostar na ferrovia para escoar a sua produção. Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou ao TRANSPORTES NEGÓCIOS que, no âmbito da modernização da Linha da Beira Alta, em curso, a estação de Mangualde será adaptada para servir as necessidades da construtora automóvel,

“O grupo Stellantis contactou a IP no sentido de vir a utilizar as instalações da estação de Mangualde para expedir automóveis por via ferroviária com destino aos portos de Leixões ou de Vigo”, afirmou a fonte da gestora da infra-estrutura.

“Neste sentido, a Stellantis está a avaliar o layout de via [no terminal de Mangualde] que permita iniciar a operação. A IP aguarda a informação da Stellantis para concretizar, no âmbito da empreitada de modernização da Linha da Beira Alta, o layout que melhor se adeque às necessidades deste serviço”, acrescentou.

A estação ferroviária de Mangualde dista cerca de três quilómetros do complexo industrial da Stellantis. Di-lo quem sabe que, apesar de algumas limitações, nomeadamente no comprimento das composições, sempre foi possível realizar ali comboios de automóveis. Mas não terá havido interesse da parte da construtora.

Agora a situação mudou e a Stellantis estará apostada em encaminhar por comboio a produção destinada aos mercados externos.

Atento à oportunidade de negócio está o porto de Leixões, que não quer ficar a ver passar os comboios de Mangualde rumo a Vigo. Na verdade, já este ano o porto nortenho realizou o envio de veículos produzidos em Mangualde para Zeebrugge, a bordo dos navios da CLdN, com o caminho terrestre a ser feito de camião.

A Stellantis de Mangualde produziu 84 296 veículos no ano passado, um recorde que superou o máximo de 2019, de 77 607 unidades.