Medway ameaça mudar-se para Espanha
26/06/2024 12:03 - Transportes & Negócios

A Medway, que detém uma quota de 80% no mercado português, ameaça mudar-se para Espanha. As declarações de Carlos Vasconcelos, presidente da empresa, já passaram a fronteira.  The post Medway ameaça mudar-se para Espanha first appeared on Transportes & Negócios.

Medway ameaça mudar-se para Espanha

O “RailFreight.com” dá hoje conta das declarações de Carlos Vasconcelos à “TSF” sobre a possibilidade de a Medway mudar-se para Espanha, onde se sente mais apoiada.

Numa notícia ilustrada com um instantâneo da participação do presidente da Medway no recente seminário de transporte ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o media especializado dá conta das críticas de Carlos Vasconcelos à actuação do anterior Governo, que não cumpriu o acordado com a operadora ferroviária de transporte de mercadorias.

“Vou para Espanha, onde nos apoiam, têm taxas de acesso à infra-estrutura oito vezes inferiores às de Portugal, apoiam a energia e os combustíveis”, afirmou à “TSF”.

“Não compreendemos o Governo anterior, esta inacção, não cumprir uma decisão tomada e garantida”, reforçou, deixando o aviso ao novo Executivo: “Espero que este novo Governo resolva a situação”.

Há cerca de um mês, na abertura da Portugal Railway Summit, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, anunciou que o Governo irá libertar em breve fundos para apoio ao transporte ferroviário de mercadorias.

A Medway controla 80% do mercado português de transporte ferroviário de mercadorias e em Espanha prepara-se para integrar a Renfe Mercancias, o que lhe garantirá também a liderança destacada no país vizinho.

Entre os investimentos previstos para Portugal avulta o terminal de Lousado, anunciado em finais de 2018 como o maior da Península Ibérica, mas que tarda em concretizar-se.

No entretanto, a Medway “entrou” em dois terminais em Madrid e prepara-se para começar a operar em Badajoz, em Outubro próximo, o primeiro de três terminais na Extremadura.