Francesa Alstom vence concurso para fornecer 117 comboios à CP, em consórcio com a DST de Braga
28/11/2023 10:41 - Sapo Eco

A CP — Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira a adjudicação do procedimento para a aquisição de 117 comboios ao agrupamento composto pelos franceses da Alstom e pela bracarense DST. É a maior compra de sempre de material circulante da transportadora ferroviária, no valor de 819 milhões de euros. Em comunicado, a empresa pública realça […]

Francesa Alstom vence concurso para fornecer 117 comboios à CP, em consórcio com a DST de Braga

A CP — Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira a adjudicação do procedimento para a aquisição de 117 comboios ao agrupamento composto pelos franceses da Alstom e pela bracarense DST. É a maior compra de sempre de material circulante da transportadora ferroviária, no valor de 819 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa pública realça que “este projeto promoverá o desenvolvimento e sustentabilidade do setor ferroviário no médio e longo prazo, sendo um marco fundamental na modernização e expansão do transporte ferroviário de passageiros em Portugal”.

Das 117 unidades automotoras elétricas adquiridas pela CP à Alstom e à Domingos da Silva Teixeira, 62 destinam-se ao serviço urbano e as restantes 55 ao serviço regional, ficando de fora a compra de comboios de longo curso. A aquisição, lê-se na nota, reflete “o compromisso da CP em responder às crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos, com soluções de transporte mais sustentáveis”.

A empresa refere ainda que “a incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional”.

Com início em 2021, este concurso teve como concorrentes seis das maiores empresas da indústria ferroviária mundial, nomeadamente Alstom, CAF, CRRC Tangshan, Hitachi, Stadler e Siemens/Talgo. Na altura da aprovação do concurso em Conselho de Ministros, em julho desse ano, o Governo disse esperar que o primeiro comboio chegue em 2026 e que a totalidade das composições esteja em circulação em 2029.

A proposta do consórcio liderado pela Alstom foi apresentada a 2 de dezembro, tendo o concurso passado à fase de negociações com a empresa em janeiro deste ano. Em abril deste ano, o ECO avançou que a multinacional francesa se comprometeu a abrir uma fábrica em Matosinhos, caso vencesse o concurso público. Segundo a empresa, iria representar cerca de 300 postos de trabalho diretos e 1.500 indiretos.

(Notícia em atualização)