Linha Violeta do Metro de Lisboa vai estar pronta até 2026
27/11/2023 19:46 - NIT
A futura linha de Violeta do Metro de Lisboa, que irá conectar os concelhos de Loures e Odivelas, deverá estar operacional até o fim de 2026, revela o Governo esta segunda-feira, 27 de novembro. O projeto representa um investimento de 527,3 milhões de euros, conforme estabelece a resolução publicada em Diário da República. O custo … Continued O conteúdo Linha Violeta do Metro de Lisboa vai estar pronta até 2026 aparece primeiro em NiT.
A futura linha de Violeta do Metro de Lisboa, que irá conectar os concelhos de Loures e Odivelas, deverá estar operacional até o fim de 2026, revela o Governo esta segunda-feira, 27 de novembro. O projeto representa um investimento de 527,3 milhões de euros, conforme estabelece a resolução publicada em Diário da República.
O custo será suportado com 390 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, sob a forma de empréstimo, e 137,3 milhões de euros provenientes do Orçamento do Estado. A linha Violeta terá 17 estações e uma extensão de aproximadamente 11,5 quilómetros.
No concelho de Loures, o troço de 6,4 quilómetros contará com nove estações nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas. Em Odivelas, o projeto inclui a construção de oito estações que vão servir as freguesias da Póvoa de Santo Adrião, Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 quilómetros.
O Governo esclarece que o valor da empreitada de construção da linha Violeta do metro sofreu alterações devido ao “contexto internacional”, especificamente a guerra na Ucrânia, que causou “aumentos muito significativos” nos custos da energia e materiais necessários. Apesar destes ajustes no custo e no prazo, o projeto mantém o objetivo de estar operacional até ao final de 2026, com algumas obras complementares a prosseguir até 2027.