A viagem de comboio pelos Alpes suíços que todos têm de fazer uma vez na vida
28/10/2023 13:47 - NIT

Se há altura perfeita para viajar até à Suíça é no inverno, quando as montanhas se pintam de branco e toda a paisagem ganha uma magia especial. Das janelas dos comboios que serpenteiam as montanhas da que país avistam-se cenários imponentes que parece saído de um conto de fadas. Não é de estranhar, portanto, que … Continued O conteúdo A viagem de comboio pelos Alpes suíços que todos têm de fazer uma vez na vida aparece primeiro em NiT.

A viagem de comboio pelos Alpes suíços que todos têm de fazer uma vez na vida

Se há altura perfeita para viajar até à Suíça é no inverno, quando as montanhas se pintam de branco e toda a paisagem ganha uma magia especial. Das janelas dos comboios que serpenteiam as montanhas da que país avistam-se cenários imponentes que parece saído de um conto de fadas. Não é de estranhar, portanto, que os percursos ferroviários sejam uma das atividades favoritas dos turistas nos meses mais frios. 

Escolher uma viagem panorâmica de comboio na Suíça pode ser difícil — a oferta é vasta, mas há uma em específico que tem conquistado os utilizadores do Instagram. O Bernina Express, o idílico percurso que já foi referido (com a hasthag #beninaexpress) em quase 100 mil publicações na rede social, segundo uma pesquisa do site de jogos online Rant Casino. 

Não é nenhuma surpresa que seja um dos mais populares entre os internautas. Afinal, tem vários atributos interessantes, como o facto de ser a linha ferroviária a maior altitude da Europa — e uma das mais íngremes do mundo. No meio de tudo isto, ainda percorre montanhas, lagos, túneis e centenas de pontes, num percurso que demora cerca de duas horas e meia. 

Tudo começa na cidade de Chur, na Suíça, de onde parte o comboio vermelho com janelas panorâmicas, para dar início a um passeio sem precedentes até Tirano, na Itália. Pelo caminho, atravessa os Alpes suíços e grande parte da viagem é feita na Ferrovia Rética (a maior companhia ferroviária privada da Suíça), que é Património Mundial da UNESCO.

Ao longo dos 122 quilómetros de extensão, passa ainda por 196 pontes e 55 túneis, assim como outros locais maravilhosos. Destaca-se a curva de Montebello com vista para a cordilheira Bernina, os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Bianco, o viaduto circular de Brusio e o glaciar Morteratsch. O nome atribuído ao comboio foi a pensar no Bernina Pass, o troço de montanha nos Alpes suíços, no cantão dos Grisões, a 2.328 metros de altitude, um dos pontos mais incríveis da viagem. 

A linha Bernina Express começou a ser construída em 1906, terminando quatro anos depois. Surgiu como forma de dar resposta ao aumento de turismo que se verificou no final do século XIX, aquando da inauguração da linha de caminho de ferro de Albula, que circula no cantão suíço dos Grisões.

A construção da infraestrutura ferroviária apresentou novos desafios de engenharia para a procura, que exigiram algumas soluções inovadoras, como o viaduto circular Brusio, uma maravilha de pedra com nove arcos que permite que o veículo ganhe elevação. A rota rapidamente tornou-se famosa pelas inclinações íngremes, túneis que correm ao longo de montanhas e os viadutos.

É a viagem ferroviária mais alta da Europa, atingindo uma altitude máxima de 2.253 metros acima do nível do mar. É, também, um dos trajetos mais íngremes do mundo, com uma inclinação de até sete por cento.

Originalmente planeada apenas para viagens nos meses de verão, em 1913 estendeu-se o serviço para os meses de inverno. Apesar de estar aberta para passeios durante todo o ano, a procura aumenta quando as montanhas ficam cobertas de neve.

Com o inverno a chegar, é a oportunidade perfeita para comprar lugar num dos assentos do comboio. Os bilhetes de ida de Chur para Tirano custam cerca de 63€ por pessoa e podem ser comprados online.

Para chegar à cidade de Chur, o melhor será apanhar um avião até Zurique, o aeroporto mais próximo. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta a partir de 64€. Depois, pode apanhar o comboio direto para Chur, que demora cerca de 1h15.

A seguir, carregue na galeria para ver os cenários incríveis do Benina Express.