Consignado último troço da Modernização da Linha da Beira Alta no âmbito do Ferrovia 2020
13/10/2021 11:35 - Revista Cargo

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde. Numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, foi assinado o auto de consignação da obra com o consórcio Sacyr Somague/Neopul, um procedimento legal que […] O conteúdo Consignado último troço da Modernização da Linha da Beira Alta no âmbito do Ferrovia 2020 aparece primeiro em Revista Cargo - Transportes e Logística.

Consignado último troço da Modernização da Linha da Beira Alta no âmbito do Ferrovia 2020

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde.

Numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, foi assinado o auto de consignação da obra com o consórcio Sacyr Somague/Neopul, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias. Num investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional.

A empreitada que agora tem início, envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros de extensão, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais. Os trabalhos englobam a substituição integral da super-estrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efectue a conversão de bitola.

Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas será efectuada a alteração do layout (disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária) por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração irá assegurar a optimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga. Ainda na presente empreitada está prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respectivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

Com o início desta empreitada, a IP está actualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização no valor de cerca de 300 Milhões de euros, numa extensão de cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta.

Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, com um investimento de 8,7 milhões de euros. Este conjunto de intervenções reveste-se de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, integradas no Corredor Internacional Norte, e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.

A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projecto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa, por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.