Áustria oferece transportes gratuitos durante um ano a quem fizer uma tatuagem
28/08/2023 12:19 - NIT

“Klimaticket.” É esta a palavra que deve tatuar se quiser viajar pela Áustria sem pagar. Sim, o país está a oferecer viagens de comboio gratuitas durante um ano aos corajosos que façam uma tatuagem com o nome do passe ferroviário anual. O Klima Ticket, “uma alternativa amiga do ambiente ao transporte individual motorizado”, foi criado … Continued O conteúdo Áustria oferece transportes gratuitos durante um ano a quem fizer uma tatuagem aparece primeiro em NiT.

Áustria oferece transportes gratuitos durante um ano a quem fizer uma tatuagem

“Klimaticket.” É esta a palavra que deve tatuar se quiser viajar pela Áustria sem pagar. Sim, o país está a oferecer viagens de comboio gratuitas durante um ano aos corajosos que façam uma tatuagem com o nome do passe ferroviário anual. O Klima Ticket, “uma alternativa amiga do ambiente ao transporte individual motorizado”, foi criado em outubro de 2021.

Este verão, diversos festivais de música austríacos receberam estúdios de tatuagens pop up anunciados com cartazes onde se lia: “A ação que entra na sua pele”. Os festivaleiros eram convidados a tatuar “Klimaticket” (expressão que significa bilhete climático, em português), em troca de viagens de comboio gratuitas em toda a Áustria, em vez de pagarem os 1.095€ anuais pelo passe. Seis pessoas aceitaram o desafio e já receberam o título de transporte gratuito.

No Festival Electric Love, em Salzburgo, o estúdio também ofereceu outras tatuagens aos participantes, todas relacionadas com os transportes públicos, a sustentabilidade e as alterações climáticas. Em cada evento, foram tatuadas cerca de 10 pessoas por dia — mas a oferta de viagens de comboio gratuitas era limitada aos três primeiros que aceitaram tatuar a expressão “Klimaticket” em cada evento.

A campanha não foi vista com bons olhos nas redes sociais e foi duramente criticada “por incentivar um comportamento irresponsável”. “Será uma ação assim tão exemplar? Motivar jovens adultos a fazer tatuagens”, lê-se num dos comentários no Instagram. A conta Klimaticket respondeu falando em “responsabilidade pessoal”.

Leonore Gewessele, ministra austríaca do clima, esteve promover a iniciativa no Festival Frequency, que aconteceu na cidade de St. Pölten. A governante exibiu a sua própria tatuagem — “Gewesslet assume a liderança”, para provar que a campanha não era problemática. Além disso, as tatuagens só são oferecidas a pessoas maiores de 18 anos. Já não estão mais eventos planeados para este ano, mas a campanha deverá repetir-se em 2024.