Metro de Lisboa vai acolher peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude
27/06/2023 09:01 - NIT

Arrendar um apartamento na Grande Lisboa não é fácil, mas vai ser praticamente impossível durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, entre 1 a 6 de agosto, devido à chegada de milhares de jovens à capital. Para minimizar o impacto da afluência na, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com o Comité Organizador Paroquial … Continued O conteúdo Metro de Lisboa vai acolher peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude aparece primeiro em NiT.

Metro de Lisboa vai acolher peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude

Arrendar um apartamento na Grande Lisboa não é fácil, mas vai ser praticamente impossível durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, entre 1 a 6 de agosto, devido à chegada de milhares de jovens à capital. Para minimizar o impacto da afluência na, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com o Comité Organizador Paroquial do Alto do Lumiar, vai disponibilizar espaços de pernoita para os peregrinos.

A empresa anunciou esta segunda-feira, 26 de junho, que prevê a cedência de “um conjunto de instalações, atualmente sem uso, diversos espaços abertos adjacentes e instalações sanitárias para alojamento e pernoite de peregrinos”, no período entre 29 de julho a 7 de agosto, no Parque de Manutenção e Oficinas II, nas Calvanas (junto ao aeroporto de Lisboa). Esta parceria prevê ainda a colocação de equipamentos de segurança eficazes nas instalações e a disponibilização de uma equipa de voluntária que estará presente no espaço, “para garantir que todas as regras de utilização são cumpridas”. 

O Metropolitano de Lisboa vai reforçar ainda a sua operação durante o evento juvenil católico para dar resposta ao maior fluxo passageiros. No período da Jornada Mundial da Juventude haverá um aumento da frequência de comboios, criação de postos específicos de apoio aos peregrinos, novas opções de bilhética e a criação de plataformas de comunicação especificamente para esta operação especial.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deveria ter acontecido em Lisboa em 2022, mas devido à pandemia o maior evento juvenil católico do mundo foi adiado para este ano. A capital portuguesa irá receber grupos de jovens de todo o planeta entre 1 e 6 de agosto, e irá contar com a presença do Papa Francisco, que também esteve na última jornada — que se realizou no Panamá em 2019.

São esperados cerca de 1,5 milhões de fiéis durante essa semana em Portugal. As principais cerimónias estão marcadas para o Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e de Loures.