Boa notícia: o Metro de Lisboa vai reforçar as carruagens nas linhas verde e amarela
11/05/2023 09:38 - NIT

O caos instalou-se na cidade de Lisboa a partir de 2 de maio, dia do encerramento provisório da estação do Metro de Telheiras e do troço Campo Grande e Cidade Universitária. A circulação nas linhas verde (Telheiras— Campo Grande) e amarela (Campo Grande—Cidade Universitária) vai estar interrompida até 7 de julho devido às obras de expansão … Continued O conteúdo Boa notícia: o Metro de Lisboa vai reforçar as carruagens nas linhas verde e amarela aparece primeiro em NiT.

Boa notícia: o Metro de Lisboa vai reforçar as carruagens nas linhas verde e amarela

O caos instalou-se na cidade de Lisboa a partir de 2 de maio, dia do encerramento provisório da estação do Metro de Telheiras e do troço Campo Grande e Cidade Universitária. A circulação nas linhas verde (Telheiras— Campo Grande) e amarela (Campo Grande—Cidade Universitária) vai estar interrompida até 7 de julho devido às obras de expansão da infraestrutura.

Para mitigar os constrangimentos causados aos utilizadores, a empresa anunciou um conjunto de medidas. Assim, a partir do dia 20 de junho, irá retomar a circulação de comboios com seis carruagens na linha verde, sendo que há possibilidade da data ser antecipada, caso existam condições operacionais para o efeito.

Outra das alterações é o início da circulação de comboios com quatro carruagens no troço entre Odivelas e Campo Grande da linha amarela, também a partir do dia 20 de junho. O Metro de Lisboa vai ainda reforçar as equipas com pessoal próprio e recorrendo a vigilantes na estação do Campo Grande para ajudar a circulação das pessoas para a entrada e saída dos passageiros. 

A empresa vai criar também um serviço de “autocarro em modo vaivém” entre a Cidade Universitária e Campo Grande nos dias de jogo no Estádio José Alvalade (13 e 21 de maio) e na Bênção de Finalistas (20 de maio). Os horários de funcionamentos destes autocarros poderão ser consultados no site e nas redes sociais do Metro.

Desde 2 de maio, data do encerramento destes troços, o Metropolitano de Lisboa tem desenvolvido ações no sentido de aumentar o número e a frequência dos comboios, dentro dos limites da capacidade do sistema, passando nas horas de ponta da manhã e da tarde de 9 para 12 comboios na linha Verde, tentando cumprir um intervalo máximo de três minutos e meio” afirma a empresa.

A normal circulação nas linhas amarela e verde será retomada às 6h30 do dia 8 de julho. A nova linha circular, que ligará a estação do Rato ao Cais do Sodré, deverá ficar pronta no último trimestre de 2024. Os trabalhos de construção tiveram início em janeiro de 2022. 

A execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa está dividida em quatro lotes. O lote 1 envolve a execução dos toscos entre o término da estação Rato e a estação Santos; o lote 2 engloba a execução dos toscos entre a estação de Santos e a estação Cais do Sodré; o lote 3 pretende a construção de dois novos viadutos e ampliação da estação do Campo Grande; e o lote 4 envolve a construção dos acabamentos e sistemas para a futura linha circular.

“A obra constitui-se como mais um passo no desenvolvimento de um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conectividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna”, refere o Metropolitano de Lisboa.