Salvador Caetano entra no negócio ferroviária com parceria com a Stadler
05/04/2023 11:22 - Dinheiro Vivo

Vai ser construída, em Ovar, uma fábrica de comboios, que será complementada com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, para a construção de 117 comboios para a CP. Valor do investimento e número de postos de trabalho a criar não são avançados

Salvador Caetano entra no negócio ferroviária com parceria com a Stadler

A Salvador Caetano anunciou a assinatura de uma "aliança estratégica" com a Stadler, empresa suíça com 80 anos de experiência na construção de comboios, para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários em Ovar, com a qual "pretende revolucionar a área da mobilidade em Portugal".

O acordo "vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros setores industriais", destaca a empresa em comunicado. Recorde-se que João Galamba, ministro das Infraestruturas, havia revelado, em março, em audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, que os planos do governo para a ferrovia preveem a criação de "pelo menos uma" nova fábrica para construção de comboios da CP que, segundo o deputado socialista Hugo Costa, poderá gerar mil postos de trabalho.

Sem precisar nem o investimento nem o prazo para a sua conclusão, o comunicado dá conta que o principal objetivo desta nova unidade, que marca a entrada da Salvador Caetano numa nova área de negócio, será a produção, entre outros, dos 117 comboios que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021 e que a Stadler venceu. A unidade de Ovar será complementada, avança a empresa, com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.

Sublinhando que os dois grupos têm "interesses mútuos" no setor da mobilidade, a Salvador Caetano sublinha que a ferrovia "é uma das indústrias com melhor perspetiva a longo prazo face à importância dos caminhos-de-ferro na mobilidade futura, contribuindo de forma sustentada para que sejam atingidos os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam a neutralidade climática até 2050".

Com um volume de negócios de 2,9 mil milhões de euros em 2022, o grupo Salvador Caetano está presente em 41 países e 3 continentes, e "conseguirá através desta parceria uma maior diversificação das suas linhas de negócio, entrando no setor da produção de veículos ferroviários", que juntará às atividades que tem na produção automóvel, autocarros e aeronáutica, na distribuição automóvel, nos serviços de mobilidade flexível e no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, incluindo o hidrogénio.

Já a Stadler, que alcançou um volume de negócios de 3,8 mil milhões de francos suíços (sensivelmente o mesmo em euros) em 2022, irá acrescentar esta fábrica à "divisão responsável da Península Ibérica consolidando, assim, a sua presença em Portugal".

A CP e a Stadler assinaram, em novembro de 2020, um contrato para projetar e construir 22 comboios regionais do modelo FLIRT. O acordo inclui 10 carruagens elétricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de 4 anos, assim como a prestação de serviços de formação. O contrato pressupõe a renovação da frota ferroviária regional e integrou parte do plano de renovação do material circulante do operador português.

Já em maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa comprou 14 unidades de 3 carruagens à Stadler, encomenda que inclui a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projeto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos. Em novembro, a Stadler assinou um contrato com o operador ferroviário de carga Medway, para a compra de 16 locomotivas elétricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO6000, com a maior capacidade de tração disponível no mercado.

"Este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler, fabricante líder no setor ferroviário e reconhecida pela qualidade e excelência, irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios atuais", refere, citado no comunicado, o CEO da Salvador Caetano, Miguel Ramos.

Já o presidente da Stadler, Peter Spuhler, diz-se "convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objetivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa".