Obras do Metro de Lisboa vão ficar bem mais caras do que estava previsto
22/03/2023 10:28 - NIT

O projeto de expansão da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara, que deveria custar 304 milhões de euros, afinal vai ficar mais caro do que estava previsto. Parte do agravamento dos custos das matérias-primas e da energia é justificado pela conjuntura económica que atravessamos devido à guerra na Ucrânia. Porém, a revisão em … Continued O conteúdo Obras do Metro de Lisboa vão ficar bem mais caras do que estava previsto aparece primeiro em NiT.

Obras do Metro de Lisboa vão ficar bem mais caras do que estava previsto

O projeto de expansão da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara, que deveria custar 304 milhões de euros, afinal vai ficar mais caro do que estava previsto. Parte do agravamento dos custos das matérias-primas e da energia é justificado pela conjuntura económica que atravessamos devido à guerra na Ucrânia. Porém, a revisão em alta do orçamento também se deve à ligação do metropolitano à linha intermodal para Oeiras e à realização de trabalhos extraordinários.

“Projetos como o da expansão da linha vermelha são difíceis. Enfrentam dificuldades que não se podiam prever”, justificou o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, citado pelo jornal “Eco”. A obra vai custar mais 25 por cento do estimado inicialmente, ou seja, mais 101,4 milhões de euros do que o previsto.

No total, a nova infraestrutura — que será financiada integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência —, vai custar 405,4 milhões de euros. O projeto prevê a construção de três novas estações subterrâneas (Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo) e uma estação à superfície, em Alcântara. A expansão da linha vermelha do Metro de Lisboa deve ficar concluída até ao final de 2026 e, só no primeiro ano, poderá representar um acréscimo de 11 milhões de passageiros à rede.

Além da nova estação de metro, Alcântara também irá receber o LIOS Ocidental, o projeto de linha intermodal que irá permitir a ligação a Oeiras através de um sistema ferroviário ligeiro, como o elétrico. Este acréscimo não foi incluído na estimativa inicial do investimento e contribuiu com 10,4 milhões de euros para o agravamento do custo total da obra.

Ao orçamento foram também acrescentados 34,4 milhões de euros em “custos associados à conceção do projeto, que obrigou a incluir no programa preliminar posto a concurso uma série de aspetos que não tinham sido identificados anteriormente”.

Com prolongamento da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara, o Metro de Lisboa terá uma extensão de cerca de quatro quilómetros e vai disponibilizar mais quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Contudo, este prolongamento não é a única obra a ser implementada na Área Metropolitana de Lisboa. Também vai nascer a Linha Violeta, uma linha de metro ligeiro de superfície no concelho de Louros, com cerca de 13 quilómetros de extensão, que vai servir os granes núcleos populacionais de Loures e Odivelas.

O projeto de expansão e modernização do Metropolitana de Lisboa tem também em curso o prolongamento das linhas Verde e Amarela em 1900 metros. As obras vão permitir a ligação da estação do Rato ao Cais do Sodré, criando uma nova linha circular, assim como duas novas estações: Estrela e Santos.

Apesar de ainda faltarem uns anos para tudo estar concluído, já foi divulgado o futuro mapa do Metro de Lisboa: