O resort de luxo na Tailândia onde os hóspedes dormem em antigas carruagens de comboio
05/03/2023 09:58 - NIT
O InterContinental Khao Yai Resort está situado numa floresta a meia hora de Bangkok, perto do Parque Nacional Khao Yai. O conteúdo O resort de luxo na Tailândia onde os hóspedes dormem em antigas carruagens de comboio aparece primeiro em NiT.

Passem os anos que passarem, os comboios vão ser sempre um fascínio para os viajantes que querem evitar os aviões sobrelotados e ter uma experiência de viagem única. Além disso, podem também servir de fonte de inspiração para criar algo muito mais complexo e luxuoso — como um resort. A história ferroviária da Tailândia, que remonta ao início dos anos 1900, inspirou o grupo hoteleiro IGH Hotels & Resorts a transformar antigas carruagens em acomodações de luxo.
Há mais de um século, os habitantes de Bangkok deslocavam-se até Khao Yai, um movimentado centro ferroviário de ligação ao nordeste tailandês durante o reinado do monarca Rama V, para fazerem uma escapadinha fora da cidade. Agora, mais de 100 anos depois, o novo resort projetado pelo génio da arquitetura Bill Bensley relembra os hóspedes dessa época.
O amor pelas viagens de comboio inspirou Bensley a desenhar do resort. Depois de ter encontrado uma estação ferroviária na Tailândia cheia de comboios desativados, sentiu que tinha de agir. “Estava a olhar para todas aquelas carruagens velhas e enferrujadas e pensei: elas estão apenas a apodrecer…devíamos estar a fazer algo com isso”, conta à CNN Internacional.
Seis meses depois, já estavam a comprar o máximo que podiam. A parte mais difícil foi mesmo transportá-los para a paisagem montanhosa do resort. Inicialmente, o plano era conduzi-los através de trilhos, mas uma curva fechada no final de uma estrada impediu-os de continuar — e foram obrigados a chamar ajuda para terminar o trabalho. “Alugamos uma enorme grua que se elevada a cerca de 70 metros. Depois, ‘voámos’ com as carruagens para as colocar na encosta. Foi um dia infernal”, disse Bensley, mas tudo acabou por correr bem.
Mergulhado numa floresta a meia hora de Bangkok, perto do Parque Nacional Khao Yai, uma das maiores joias naturais do Sudeste Asiático, encontra-se o InterContinental Khao Yai Resort, que abriu portas em agosto do ano passado. Inspirado pela era dourada das viagens de comboio, o hotel é composto por mais de 65 suites e villas e inclui uma série de carruagens tailandesas recicladas que foram totalmente renovadas após terem sido encontradas inutilizadas.
“O InterContinental Khao Yai Resort dará o tom para uma aventura sem limites na região, combinando um profundo conhecimento do destino com uma compreensão do que o luxo significa para o viajante moderno”, disse James Sutcliffe, o diretor-geral do resort.
Os hóspedes regressam ao passado logo na receção, localizada num prédio independente. O lobby lembra uma clássica estação ferroviária tailandesa, repleta de baús de viagem, bancos de madeira, peças clássicas de comboios, ilustrações e fotos históricas. Assim que chegam, os hóspedes (ou serão os passageiros?), são conduzidos a um balcão para fazerem o check-in, ao som do tradicional ruído dos comboios quando estão prestes a chegar ou a partir de uma estação.
A experiência imersiva continua quando chegam às acomodações, seja nos 45 quartos no edifício principal, decorados com detalhes alusivos ao tema, ou às 19 suites de luxo (11 delas com piscina privada) que, em tempos, foram carruagens históricas.
Cercadas pelos jardins na parte de trás do resort, são, possivelmente, algumas das suites mais exclusivas de toda a Tailândia. Apesar de ocuparem antigas carruagem, Bensley conseguiu transformá-las em suites confortáveis, com casas de banho revestidas a mármore, porta-bagagens montados no teto e camas futon (conhecidas como camas japonesas) que ficam por cima de uma plataforma.
Todas as suites são diferentes e a decoração do interior também é inspirada em viagens de comboio asiáticas. Em algumas delas, por exemplo, encontram-se cabeceiras de madeira esculpidas do Camboja. Outras estão decoradas com tecelagens de seda e as cerâmicas típicas de Laos. Todas têm pátios privados com banheiras ao ar livre, sendo que apenas 11 têm piscina privada.
Além das acomodações, as carruagens do resort deram lugar a um spa, um clube infantil e três espaços de restauração — Poiro, Papillon e Tea Carriage. “No início estávamos a pensar que todas as carruagens seriam para acomodação, mas quando começámos a trabalhar com eles, apaixonámo-nos pela ideia do ‘Crime no Expresso Oriente’. É aí que entra Poirot (detetive ficcional criado pela Agatha Christie), explicou Bensley sobre o restaurante com vista para o Lago dos Cisnes.
O Papillon, logo ao lado, tem uma temática de jazz, serve cocktails e tem música ao vivo nos fins de semana. Já o Tea Carriage, que fica numa outra área do resort (que tem 19 hectares), é mais focado em bebidas como o café e, claro, chá da tarde. O pequeno-almoço é servido no Somying’s Kitchen, um restaurante espaçoso aberto o dia todo. No exterior, encontra-se uma pequena piscina e o Terminus Bar.
O resort de 19 hectares tem um total de cinco lagos e um jardim botânico com mais de 30 mil árvores. Os hóspedes podem explorar à área verde ou até mesmo fazer visitas guiadas. Na propriedade têm ainda a oportunidade de interagir com animais como cisnes, esquilos e patos.
Apesar do luxo, os preços não são tão exorbitantes como os que se praticam em outros resorts pelo mundo. Consegue ficar hospedado no InterContinental Khao Yai Resort a partir de 188€ por noite.
Há bilhetes de ida e volta entre Lisboa e Bangkok a partir de 742€. A cidade tailandesa ainda fica a cerca de meia hora do resort. Embora a maioria dos hóspedes chegue de carro, também é possível apanhar o comboio na estação ferroviária Pak Chong. Outra opção é o shuttle, que pode ser marcado com antecedência junto do empreendimento,
Carregue na galeria para conhecer melhor este incrível alojamento na Tailândia.