O túnel do Metro de Lisboa que liga Estrela a Santos já está aberto
01/03/2023 10:23 - NIT

É oficial: o novo túnel que vai ligar a futura estação Estrela a Santos já está aberto. Eram 11h27 de terça-feira, 28 de fevereiro, quando a parede que dividia o túnel entre as futuras estações do Metro de Lisboa foi perfurada. É mais um passo para a nova Linha Circular, que terá dois quilómetros e … Continued O conteúdo O túnel do Metro de Lisboa que liga Estrela a Santos já está aberto aparece primeiro em NiT.

O túnel do Metro de Lisboa que liga Estrela a Santos já está aberto

É oficial: o novo túnel que vai ligar a futura estação Estrela a Santos já está aberto. Eram 11h27 de terça-feira, 28 de fevereiro, quando a parede que dividia o túnel entre as futuras estações do Metro de Lisboa foi perfurada. É mais um passo para a nova Linha Circular, que terá dois quilómetros e representa um investimento de 331,4 milhões de euros. A conclusão da obra está prevista para outubro de 2024.

“O Metropolitano de Lisboa acaba de atingir um novo marco na construção da nova linha circular ao concretizar a união do novo túnel que vai ligar a futura estação Estrela à estação Santos”, lê-se no site. 

Localizada ao cima da Calçada da Estrela, em frente à Basílica da Estrela, a nova estação de Metro terá acesso na extremidade sul do jardim, a partir do edifício da antiga farmácia do Hospital Militar e será servida por seis ascensores e duas escadas mecânicas. Já o acesso principal da futura estação de Santos ficará no Largo da Esperança e haverá escadas rolantes.

A nova linha circular, que ligará a estação do Rato ao Cais do Sodré, unindo as linhas Amarela e Verde, deverá ficar pronta no último trimestre de 2024. Esta obra será importante para aumentar a capacidade de transporte no centro da cidade, “com comboios a passarem a cada três minutos e meio, servindo um dos principais nós de entrada na cidade, o Cais do Sodré”.

A execução do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa está dividida em quatro lotes. O lote 1 envolve a execução dos toscos entre o término da estação Rato e a estação Santos; o lote 2 engloba a execução dos toscos entre a estação de Santos e a estação Cais do Sodré; o lote 3 pretende a construção de dois novos viadutos e ampliação da estação do Campo Grande; e o lote 4 envolve a construção dos acabamentos e sistemas para a futura linha circular.

“A obra da linha circular constitui-se como mais um passo no desenvolvimento de um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conectividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna”, refere o Metropolitano de Lisboa.