Comboios da Renfe podem ligar Lisboa e Porto a Madrid a partir de 2027
15/08/2023 10:13 - NIT

As capitais de Portugal e Espanha estão separadas por mais de 600 quilómetros. De carro, a viagem não chega a durar seis horas. De comboio, a história é outra — a viagem demora 11 horas. É o dobro do tempo, mas isso pode estar prestes a mudar. A Renfe, a operadora da rede ferroviária em … Continued O conteúdo Comboios da Renfe podem ligar Lisboa e Porto a Madrid a partir de 2027 aparece primeiro em NiT.

Comboios da Renfe podem ligar Lisboa e Porto a Madrid a partir de 2027

As capitais de Portugal e Espanha estão separadas por mais de 600 quilómetros. De carro, a viagem não chega a durar seis horas. De comboio, a história é outra — a viagem demora 11 horas. É o dobro do tempo, mas isso pode estar prestes a mudar.

A Renfe, a operadora da rede ferroviária em Espanha, está a preparar a expansão para o território português e vai investir 15 milhões de euros à adaptação e homologação de parte da sua frota. Tudo para tornar possível a circulação nas vias portuguesas, adianta o jornal “La Información”.

Assim que a construção da primeira linha portuguesa de alta velocidade, que ligará Elvas e Évora, estiver concluída, a atual direção da Renfe pretende entrar em Portugal, como já tinha sido anunciado. A obra permitirá reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Badajoz em cerca de duas horas.

O plano da empresa pública espanhola é o de oferecer novos serviços ao longo da faixa atlântica portuguesa e pretende passar a ligar Lisboa e Porto a Madrid, a partir de 2027, através de dois modelos diferentes de comboios. O primeiro será um elétrico (série 120), utilizado para serviços com múltiplas paragens intermédias. Este tipo de comboios permitirá a criação de uma rota entre Lisboa e o Porto que se estenderia até à Corunha, depois de passar por Santiago de Compostela, Pontevedra e Vigo, bem como um novo serviço diário entre Madrid e Porto, com paragens em Medina del Campo e Salamanca.

O segundo modelo será o elétrico-diesel (série 730), mais indicado para os percursos não eletrificados, como acontece na ligação entre Salamanca e a fronteira portuguesa. Estes comboios devem ligar Madrid e Lisboa em cerca de seis horas, duas vezes por dia.

A Infraestruturas de Portugal (IP) relevou ao jornal espanhol que ainda não recebeu nenhum pedido da Renfe, mas considera que todas as manifestações de interesse são “positivas”. Já a CP, admite que tem tomado conhecido das intenções espanholas.

Desde o cancelamento dos comboios Sud Expresso/Lusitânia, operados em conjunto entre CP e Renfe, o único serviço internacional de passageiros que liga Portugal e Espanha é o comboio Celta, que faz a ligação entre o Porto e Vigo, pela linha do Minho. Hoje, para viajar entre Lisboa e Madrid, os passageiros têm de apanhar três comboios e enfrentar cerca de nove horas de percurso.