Atenção: este troço do Metro de Lisboa vai estar encerrado no domingo
31/01/2023 15:54 - NIT
Um troço da linha azul do Metropolitano de Lisboa vai estar encerrado no próximo domingo, 5 de fevereiro, para a realização de obras. Não será possível circular entre Carnide e o Jardim Zoológico. Isto significa que também as estações do Colégio Militar/Luz e Alto dos Moinhos estarão fechadas. Voltam a abrir às 06h30 de segunda-feira, … Continued O conteúdo Atenção: este troço do Metro de Lisboa vai estar encerrado no domingo aparece primeiro em NiT.

Um troço da linha azul do Metropolitano de Lisboa vai estar encerrado no próximo domingo, 5 de fevereiro, para a realização de obras. Não será possível circular entre Carnide e o Jardim Zoológico. Isto significa que também as estações do Colégio Militar/Luz e Alto dos Moinhos estarão fechadas. Voltam a abrir às 06h30 de segunda-feira, dia 6.
O Metro explica em comunicado que a circulação na linha azul apenas será feita entre Reboleira e Pontinha, e da Praça de Espanha até Santa Apolónia. Para tentar causar menos constrangimentos à deslocação, serão reforçadas as carreiras 701, 726, 729, 746, 768 e 58B da Carris.
“Este encerramento temporário enquadra-se num conjunto de intervenções planeadas que se destinam à substituição do sistema de sinalização atualmente existente na linha Azul por um novo sistema de controlo de comboios Communications-Based Train Control, que se prevê que esteja concluído nesta linha até ao final do ano”, explica a empresa em comunicado.
Este novo sistema será depois alargado a toda a rede do metro, o que permitirá “a implementação de um novo sistema de proteção contínua de comboios, possibilitando a elevação dos níveis de segurança da circulação, incluindo no processo de abertura de portas de passageiros, bem como aumentar a velocidade comercial e oferta da linha, melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a qualidade do serviço”.
O projeto de modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros. Além do sistema de sinalização, a empresa vai adquirir 14 novas unidades triplas, que correspondem a 41 carruagens.